Portal da Cidade Loanda

Dia do esportista

Atleta loandense é convocado para competição mundial de paraciclismo

"Fiquei muito emocionado, porque sei como é difícil chegar tão longe, ainda mais na seleção brasileira", compartilha o competidor Edson Fernando Jorge.

Publicado em 19/02/2024 às 07:56
Atualizado em

Atleta vai passar a ter treinamento específico para pista na cidade mais próxima com velódromo, em Maringá. (Foto: Arquivo pessoal)

O atleta loandense Edson Fernando Jorge, de 40 anos, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de paraciclismo de pista no Rio de Janeiro, que será realizado de 20 a 24 de março. Neste Dia do Esportista, o Portal da Cidade traz a história do competidor, que pratica ciclismo há mais de 20 anos e o paraciclismo, modalidade voltada à pessoas com alguma deficiência, há 1 ano.

Ele foi diagnosticado com epilepsia ainda criança. Com acontecimentos de convulsões frequentes, Jorge tem lesão cerebral na região temporal esquerda, afetando a coordenação e força muscular no braço e perna direitos. "Tenho crises desde os dois anos de idade, praticar o ciclismo me ajudou com essa questão também, pois de certo modo melhorou a coordenação e um pouco de força", explica.

TRAJETÓRIA

Tudo começou nas competições de mountain bike, em que o loandense competiu com atletas não deficientes, conquistando posições intermediárias. Ele conta que tudo era por diversão, mas quando encontrou um treinador que lhe deu os direcionamentos adequados, pôde ir de forma séria para a modalidade, alcançando pódios na categoria.


Edson ocupou o 3º lugar no Campeonato Pan-Americano de Paraciclismo de Pista e Estrada de 2022, em Maringá.

Nos últimos três anos, o competidor mergulhou no ciclismo profissional. A transição para o paraciclismo aconteceu há um ano por recomendação do treinador.  "Comecei a competir na modalidade de paraclismo por meio do meu treinador, foi ele que me apresentou minha técnica atual, que faz trabalho com o paraciclismo", relata.

CONQUISTA

Agora, em sua primeira convocação, o esportista está emocionado e sabe dos desafios que enfrentou para chegar até esta grande conquista. "Fiquei muito emocionado, porque sei como é difícil chegar tão longe, ainda mais na seleção brasileira", compartilha o competidor.

Conquista do 2° lugar no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada.

Quando questionado sobre as expectativas para o mundial, Jorge expressa determinação e otimismo. "Espero dar o meu melhor e alcançar um bom resultado. Com isso, quem sabe continuar participando dos grandes desafios que estão por vir", espera.

Fonte:

Deixe seu comentário