Portal da Cidade Loanda

Visitante inusitado

Gato-mourisco é capturado dentro de casa, em Loanda

O felino selvagem foi capturado pelo Corpo de Bombeiros em um dos quartos da residência, na manhã desta quarta-feira (13)

Publicado em 13/09/2023 às 17:14
Atualizado em

Animal foi solto em uma mata. (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros )

Um jaguarundi, mais conhecido como gato-mourisco, foi capturado pelo Corpo de Bombeiros, dentro de uma casa, na manhã desta quarta-feira (13), em Loanda. 

De acordo com a corporação, a equipe foi acionada por volta das 9h50, para realizar a captura do felino, que estava no imóvel na Rua Alípio Correia Leite Júnior, no Jardim Maranata. No chamado, o solicitante informou que um animal, semelhante a uma jaguatirica, estava dentro da casa.

"Ao chegar ao local foi constatado que se tratava de um jaguarundi, mais conhecido como "gato do mato ou mourisco". Ele havia se abrigado em um dos quartos da residência, após ser acuado por cachorros", explicou gestor do Corpo de Bombeiros de Loanda, Sargento Bruno Moreira.

Os bombeiros isolaram a área e conseguiram capturar o felino, que estava saudável e foi solto em área de mata nativa.


Gato-mourisco - É um mamífero selvagem, carnívoro, ativo do sul da América do Norte, e de boa parte da América Central e América do Sul, passando por quase todo o Brasil até o norte da Argentina. Ele tem porte médio e coloração uniforme com duas formas de cores, cinza e vermelho. 

Na fase adulta, o felino pode medir cerca de 70 centímetros de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 40 centímetros. Ele tem as patas curtas e a cabeça pequena, desproporcionais ao resto do corpo. O tamanho dele pode chegar a ser cerca de duas vezes maior que um gato doméstico.

Fonte:

Deixe seu comentário