Portal da Cidade Loanda

Levantamento

IBGE já iniciou pesquisa do Censo 2022 em Loanda

Pelos próximos três meses, recenseadores estarão passando nas casas e comércios para colher diversas informações para realizar o levantamento demográfico

Publicado em 02/08/2022 às 13:53
Atualizado em

Equipe do Censo 2022 com o prefeito Zé Maria. (Foto: Divulgação/ IBGE)

Começou nesta segunda-feira (1°) o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada 10 anos. Esta edição, que deveria ter acontecido em 2020, teve dois anos de atraso por causa da pandemia.

Em Loanda, 28 profissionais já estão atuando na coleta de dados, 24 deles são recenseadores, que percorrem casas e comércios conversando com moradores e preenchendo questionários.

O coordenador censitário da subárea de Loanda, Tiago Lima Colle, explica que as pesquisas do Censo Demográfico 2022 seguem até 31 de outubro deste ano e são fundamentais para enxergar o real cenário do país.

"O Censo é o principal provedor de dados da população para o governo. Todas as políticas públicas geradas a partir de gestões municipais, estaduais e federais, e também de iniciativa privada, provem de dados do IBGE, principalmente do Censo Demográfico", salienta Colle.

Com identificar os recenseadores?

O coordenador pede que a população receba os recenseadores e, em caso de dúvida sobre a identidade deles, orienta que consultem por meio dos canais disponíveis. "Todos os recenseadores estão com crachá de identificação do IBGE, colete e boné. Todo recenseador é obrigado a informar ao morador o seu nome, a sua matrícula e apresentar um documento com foto. Além disso, no crachá e no colete tem um número de 0800 do IBGE, em que a pessoa pode ligar para confirmar a identidade e um QR code em que o morador pode fazer a leitura com o seu celular e conferir os dados do recenseador no site do IBGE", explica.

Horário de trabalho

Tiago Colle reforça que o recenseador pode passar em horário comercial ou não. Eles estão livres para trabalhar das 8h às 21h, ou até mais tarde que isso, desde que combinado com o morador.  "Eles também podem passar aos sábados, domingos e feriados. Muita gente não está em casa em horário comercial, então os horários serão flexíveis", salienta.

Quais assuntos serão abordados?

O questionário do Censo contém questões relacionadas à quantidade de moradores, remuneração, profissão, escolaridade, deficiência dos moradores, número de cômodos da casa, eletrodomésticos, estrutura do domicílio e outros.

São dois tipos de questionário: o  básico e o de amostra. O básico possui menos questões e leva de 10 a 15 minutos, já o de amostra é mais longo e leva entre 20 e 25 minutos.

Qualquer morador da família que tenha mais de 12 anos pode responder ao questionário do IBGE.

Se o recenseador passar e o morador não estiver em casa, o que acontece?

O coordenador censitário explica que o recenseador deve passar até quatro vezes, em horários alternados, caso não encontre o morador em casa. "Se mesmo assim ele não conseguir localizar a pessoa, vai deixar uma cartinha com um telefone para ela entrar em contato", explica.

Subárea de Loanda

A Subárea de Loanda abrange as cidades de Loanda, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Planaltina do Paraná e Amaporã.

Nessas regiões há cinco postos de coleta nas cidades de Loanda, que atende São Pedro do Paraná; em Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, que atende Porto Rico; de Santa Isabel do Ivaí, que atende Santa Mônica; de Amaporã, que atende Planaltina do Paraná.

Equipe do Censo 2022 de Santa Cruz de Monte Castelo, com o prefeito Fran Boni

Fonte:

Deixe seu comentário