Portal da Cidade Loanda

Natureza loandense

Ipês floridos enfeitam Loanda; saiba porque a espécie desabrocha no inverno

Flagras foram feitos pela moradora Patrícia Viana. O Portal da Cidade conversou com um biólogo, que explica porque a planta floresce em pleno inverno.

Publicado em 05/07/2023 às 16:30
Atualizado em

Flagras foram na Avenida Paraná e Rua Roma. (Foto: Patrícia Viana)

Existe uma lenda que afirma que o ipê floresce no inverno por ser uma árvore generosa. O texto, que tem autoria desconhecida, descreve que quando Deus criava o mundo, Ele perguntou a cada árvore quando ela desejava florir.

"Por que ninguém escolhe a época do inverno? Eu preciso de pelo menos uma árvore que embeleze o inverno, que seja corajosa para enfrentar o frio, a seca e as queimadas", disse Deus. "Eu vou! Eu quero florescer no inverno", respondeu o ipê.

Talvez essa lenda torne mais fácil compreender o porquê a podóloga Patrícia Viana tem paixão pela planta. Neste inverno, ela já flagrou dois ipês-rosa em Loanda, na Rua Roma e na Avenida Paraná, e logo enviou para a redação do Portal da Cidade.

"Eu sou apaixonada por ipês. Tenho três pés em casa que ainda não estão floridos. Quando eu vi esses, fiquei apaixonada. Estão realmente muito lindos!", conta.



LEIA TAMBÉM

Cras Loanda realiza doação de agasalhos às famílias cadastradas


A CIÊNCIA POR TRÁS DA FLORAÇÃO

O biólogo e analista ambiental do Comafen, Vinícius Maccarini, explica que cada planta tem um processo de florescimento conhecido como fotoperíodo.

"A floração varia conforme a quantidade de luz. No inverno os dias ficam mais curtos, isso é uma sinalização para o ipê de que chegou a hora de florir. Existem espécies de ipês que florescem duas vezes no ano, em maio e setembro, por exemplo", destaca.

"Por atender meu pedido farei com que você floresça no inverno não só com uma cor, mas com muitas cores. Para que também no inverno o mundo seja colorido. Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme". Essa teria sido a fala final de Deus ao ipê, segundo a lenda descrita no início da reportagem.

Fotografou um ipê?
Envie ao Portal da Cidade
pelo WhatsApp (44) 99158-2574

Fonte:

Deixe seu comentário