Portal da Cidade Loanda

Dia do fotógrafo

Morador de Loanda tem como hobby fotografar pôr do sol e 'caçar' tempestades

Neste Dia do Fotógrafo, relembre a reportagem com Roberto Pires, ciclista apaixonado por fotos e premiado em um concurso com um registro feito em Loanda.

Publicado em 08/01/2024 às 09:26
Atualizado em

Fotógrafo amador une ciclismo e fotografia nas criações. (Foto: Roberto Pires)

(Foto: Roberto Pires)

(Foto: Roberto Pires)

(Foto: Roberto Pires)

(Foto: Roberto Pires)

(Foto: Roberto Pires)

(Foto: Roberto Pires)

|Eloíse Fernandes|

Nesta segunda, 8 de janeiro, é celebrado o Dia do Fotógrafo. O Portal da Cidade Loanda relembra a reportagem publicada em 19 de agosto de 2023, Dia da Fotografia, data que marca o surgimento do daguerreótipo no século 19, equipamento considerado como a primeira máquina fotográfica do mundo. De lá para cá, houve muita evolução, tanto nos equipamentos quanto na forma de revelação das fotos. Atualmente, é possível fazer registros de extrema qualidade, utilizando apenas o celular.

E é assim que Roberto Pires, de 53 anos, morador do jardim Alto da Glória, em Loanda, faz as suas fotos. Ele conta que já soma mais de 60 mil registros de Loanda e região, a maioria retratando paisagens, fases da lua, pôr ou nascer do sol e o ciclismo, atividade que pratica todos os dias. Muitos deles são compartilhados no Instagram.

"Comecei a gostar de fotografia quando saía de Loanda para trabalhar na região. Um dia resolvi parar e fazer uma foto do sol nascendo. Ficou tão bonita, que resolvi mandar para uma emissora de TV, mostrando como foi o amanhecer em Loanda. Daquele dia para cá, não parei mais", explica o fotógrafo amador, que atua como perito de seguradoras.



Depois dessa experiência, Pires conta que registrar o pôr e nascer do sou, se tornou uma rotina. "A cada dia as fotos iam tomando formas e cores diferentes. Fui percebendo que um amanhecer não era igual ao outro. Hoje, passo em um determinado local, olho e penso: aqui vai dar uma boa foto no pôr do sol. Volto lá no outro dia, faço as fotos e realmente é aquilo que tinha visto apenas em passar por ali", conta.



Esses registros inspiradores já renderam um prêmio em dinheiro para o fotógrafo amador. Em 2019 ele foi premiado com R$ 12 mil, em um concurso de fotografia promovido por um grupo de ciclismo. "A foto mostra o sol se pondo ao fundo e na frente um boi e uma ciclista, que é minha amiga", explica.

Além das milhares de fotos da natureza, Pires também costuma fazer registros da cidade, como na foto abaixo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em que ele também flagrou o entardecer e a bike.

CAÇADOR DE TEMPESTADES

E não são só as imagens de entardecer e amanhecer que são temas dos retratos do loandense. Em entrevista ao Portal da Cidade, ele contou que também é caçador de tempestades e já fez vários registros durante a formação desses eventos meteorológicos.

"Eu participo de dois grupos de clima e tempo, a maioria dos participantes é de Cascavel ou Umuarama, que é o sentido que o temporal vem para nós. Então, por lá eles começam a avisar que está vindo e eu já vou me preparando para quando chegar aqui", conta.

Foto de tempestade se aproximando feita em Loanda.

As fotos do tempo fechado e das nuvens escuras em movimento flagradas por ele são tão impressionantes, que algumas vezes já foram assunto em noticiários. "Teve uma que fiz em Apucarana, a nuvem tocando no chão, apareceu em um programa de TV nacional".

Apesar do talento e do olhar clínico para fazer o recorte perfeito das cenas fotografadas, Pires, não se preocupa em ter grandes equipamentos para produzir aquilo que ele considera como um hobby. "As fotos, na maioria das vezes são feitas com celular, sem edição, porque não entendo muito de tecnologia", finaliza.

Fotos: Roberto Pires

Fonte:

Deixe seu comentário