Portal da Cidade Loanda

Proteção

Voluntária instala casinhas para cachorros de rua na Praça da República

Com a ajuda de doações, Irlaine Sousa pretende amenizar o sofrimento dos animais principalmente nos dias mais frios e chuvosos.

Publicado em 28/05/2023 às 11:07
Atualizado em

Duas casinhas foram instaladas no local com autorização da Prefeitura. (Foto: Irlaine Sousa)

Com o inverno chegando nos próximos meses, a voluntária e protetora independente dos animais em Loanda, Irlaine Sousa, teve uma ideia para amenizar o sofrimento dos cachorros de rua que vivem na Praça da República. Nesta semana, com a ajuda de doações e autorização da Prefeitura, ela instalou duas casinhas para abrigar os animais no local, especialmente em dias de frio e chuva.

Irlaine conta que a ideia veio, inicialmente, para abrigar Maria [foto de capa], cadela resgatada por ela há poucos dias e que vive na praça por não ter um lar. "Faz uns 40 dias que a resgatamos, ela estava com a pata machucada. A levamos no veterinário e castramos. Infelizmente, por não encontrar um lar adotivo, a "devolvemos" para a praça", relata.

Outras ações parecidas já haviam sido feitas por Irlaine e outros protetores independentes, como colocar caixas de papelão e cobertas, que eram furtadas. "A população leva para abrigar os próprios cães, até comedouros que instalávamos em pontos estratégicos da cidade eram furtados, conseguimos confirmar isso por câmeras de segurança", lamenta.


LEIA TAMBÉM

Loanda lança Feira da Mulher Empreendedora


Para garantir que isso não aconteça novamente, as casinhas foram acorrentadas com cadeados às árvores na Praça da República. "Investimos dinheiro e recebemos doações para colocar elas ali. Pedimos que a população tenha consciência e entenda que essas casinhas devem ficar na praça para abrigar os animais que vivem ali", finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário