Portal da Cidade Loanda

Cinema

Dois filmes indicados ao Oscar para assistir na Netflix

À convite do Portal da Cidade, o filmmaker, Edson Godinho, traz duas indicações que concorrem às premiações e podem ser vistas plataforma de streaming

Publicado em 24/03/2022 às 14:56

Cenas dos filmes "Mães Paralelas" e Ataques de "Cães". (Foto: Reprodução Netflix)

Neste domingo, 27 de março, acontece a 94ª Cerimônia do Oscar, uma das maiores premiações do cinema mundial, que nos últimos anos, devido ao caminhar de pautas e questões de equidade, vem se tornando realmente um evento de maior abrangência mundial, no que se refere às produções indicadas, ainda que de forma lenta.

Os filmes que concorrem às premiações foram lançados de 1º de março a 31 de dezembro de 2021.


LEIA MAIS

Sesc PR abre inscrições para concurso de contos infantis


À convite do Portal da Cidade Paranavaí, o artista visual e filmmaker, Edson Godinho, traz duas indicações de filmes que concorrem às premiações do Oscar, e podem ser vistos na plataforma de streaming Netflix.

"As indicações em si não contemplam amplamente a diversidade das produções cinematográficas atuais, mas tem como ponto de conexão ótimos roteiros, produções, direções e atuações", explica Godinho.

Confira:

1 – “Ataque dos Cães” (EUA)

O longa-metragem de direção de Jane Campion, sai do lugar comum ao propor um trânsito entre gêneros do cinema, tais como: faroeste e drama psicológico. “Ataque dos Cães” também apresenta uma narrativa LGBT+ com um desfecho bem distante do esperado. Ademais de contar com uma direção de fotografia primorosa, e atuações bem construídas, por nomes como: Kristen Dunst e Benedict Cumberbatch.

Dois irmãos que cuidam de uma propriedade nas montanhas em uma viagem conhecem uma viúva e seu filho. Deste encontro, relações se estabelecem, um dos irmãos casa com a viúva e o outro passa a desenvolver um sentimento confuso e violento pelo jovem rapaz.

O filme é a aposta da Netflix para ganhar seu primeiro Oscar, tal feito quase aconteceu no ano de 2019 com “Roma” do diretor mexicano Alfonso Cuarón. Na realidade “Ataque dos Cães” pode levar para casa bem mais que um Oscar, já que o filme tem 12 indicações: Melhor Filme; Melhor Ator (Benedict Cumberbatch); Melhor Ator Coadjuvante (Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee); Melhor Atriz Coadjuvante (Kirsten Dunst); Roteiro Adaptado; Design de Produção; Som; Fotografia; Edição; Trilha Sonora Original e Direção (Jane Campion).


LEIA MAIS

Loandense já compôs letras de música para Fernando e Sorocaba e Matheus e Kauan


2 – “Mães Paralelas” (Espanha)

O veterano diretor espanhol Pedro Almodóvar, que já tem em sua tarimba dois Oscar, lançou em 2021 seu 22º longa-metragem “Mãe Paralelas”.

Almodóvar é conhecido por seu uso excessivo de vermelho, por personagens femininas marcantes e intensas, pelo uso de objetos cafonas, e dar ampla visibilidade à diversidade sexual. Desde a década de 1980 Pedro Almodóvar vem construindo um universo único e muito peculiar, com base nesses elementos.

“Mãe Paralelas” é uma das produções mais comedidas do diretor, que aos 72 anos de idade, parece se debruçar para um lado mais contemplativo da vida. Tal energia vem sendo construída desde seu antecessor “Dor e Glória”.

Janis e Ana se conhecem na maternidade e dividem o mesmo quarto, Janis uma mulher no fim dos 30 anos está muito confortável com sua gravidez, e mesmo não tendo uma relação com o pai da criança espera ansiosamente o seu nascimento. Já Ana uma jovem menor de idade não está certa da maternidade. Este encontro e o nascimento paralelo das crianças, acaba por unir fortemente a vida das personagens.

Porém, o filme não se prende apenas nesse enredo. Ele explora fortemente a busca de Janis e das mulheres de seu povoado pelo reconhecimento e enterro dos corpos dos homens de suas famílias, que foram jogados em uma grande vala comum durante a Guerra Civil Espanhola.

Em 2021 Penélope Cruz foi agraciada com o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza, e agora, concorre na mesma categoria no Oscar. “Mães Paralelas” também concorre ao prêmio de melhor trilha sonora.

Ao que pese Pedro Almodóvar ser contra filmes produzidos por streamings, pois segundo o diretor, eles tiram a experiência das salas de cinema. “Madres Paralelas”, mais uma série de outros títulos antológicos seus, foram disponibilizados na Netflix no mês de fevereiro.

Espero que vocês tenham uma boa sessão de cinema.

Edson Godinho é artista visual, filmmaker, entusiasta, performer e professor. www.edsongodinho.com / @7dsngdnh

Fonte:

Deixe seu comentário