Portal da Cidade Loanda

Vida de compositor

Loandense já compôs letras de música para Fernando e Sorocaba e Matheus e Kauan

Guilherme Rosa é nascido e criado em Loanda. Compositor já foi responsável por grandes sucessos de vários artistas nacionais.

Publicado em 07/12/2021 às 15:43
Atualizado em

Guilherme Rosa é um dos talentos de Loanda. (Foto: Reprodução | Instagram Guilherme Rosa)

Priscila Dias Rosalino

Entre os nascidos e criados em Loanda, há um compositor de sucesso. Desde a infância, Guilherme Rosa, 29 anos, já se sentia atraído pelas notas musicais, melodias e histórias transformadas em canções.

Ainda na adolescência, Guilherme se viu pressionado a compor pela primeira vez. Na época, ele contou com o apoio e incentivo de Pedrinho Teodoro, atual vereador e presidente da Câmara Municipal de Loanda.

"Tive uma dupla sertaneja e a gente precisava gravar um CD. Nessa de não ter músicas inéditas, tive que me aventurar compondo algumas coisas. Nada muito profundo até então, com letras e melodias rasas. Mas ali foi o início da minha profissão."

Vivendo de música desde os 17 anos, o compositor explica que nunca teve um gênero musical favorito. "No meu ponto de vista, Tião Carreiro e Mano Brown, apesar de não serem do mesmo estilo, bebem da mesma fonte". 

Guilherme é o quarto da esquerda para a direita.

Atualmente, Guilherme é responsável por grandes músicas de uma extensa lista de cantores sertanejos. Em seu currículo, há composições para Matheus e Kauan, Fernando e Sorocaba, Conrado e Aleksandro, César Menotti e Fabiano, Naiara Azevedo, Zé Felipe,Pedro Paulo e Alex, Munhoz e Mariano, e outros.

"Sou muito feliz com o que tenho conquistado no meio musical, mas tem muita coisa pra acontecer. A música exige muita dedicação e, além de compor, existe o trabalho de vender. É preciso estar ativo e atento ao mercado e viver a música com intensidade. Costumo dizer que até o nosso tempo ócio é produtivo.", afirma o compositor. 

Vida de compositor

Guilherme explica que não tem uma rotina para compor e que nenhuma inspiração passa despercebida. "Sempre que surge uma ideia ou que algum “tema” vem à cabeça, eu escrevo no bloco de notas do celular ou gravo um áudio e deixo salvo. Quando sento pra compor sozinho tento elaborar o que pensei e anotei."

Sobre as suas inspirações, o compositor afirma que sempre está antenado ao que o mercado musical está pedindo, mas que inevitavelmente algumas composições abordam histórias pessoais.

"Minhas inspirações vem do dia a dia mesmo. [As letras] nunca fogem do amor não-correspondido, sobre ex, superação, festa...No sertanejo, o povo quer ouvir sobre isso!".

Atualmente Guilherme mora em Maringá, por conta da profissão, mas a família continua em Loanda e, frequentemente, o compositor está na cidade.

Conheça uma das músicas de autoria do compositor:


Fonte:

Deixe seu comentário