Portal da Cidade Loanda

Cultura

Poeta instala balanço e caixinha de poemas no mirante do Rio Paraná

"É um momento para refletir a grandeza do rio, um espaço público para contemplação do espetáculo natural que é o pôr-do-sol neste local", diz o poeta.

Publicado em 26/11/2023 às 16:35
Atualizado em

Do mirante é possível apreciar a grandiosidade do rio. (Foto: Arquivo/ Thiago Zardo)

Quem passou pela Estrada Beira Rio, na PR-691, entre as cidades de Porto Rico e São Pedro do Paraná, nos últimos dias, certamente percebeu a presença de um 'monumento' no mirante do Rio Paraná, atribuindo ainda mais beleza ao local: um balanço de madeira revestido com flores, uma caixinha de correio repleta de poemas, e uma lixeira para que o lixo não seja depositado na natureza.

A estrutura têm chamado a atenção de turistas e moradores da região, que não dispensam um clique no local. Mas quem é o responsável por esse espaço totalmente instagramável, que por si só já inspira poesia, em meio a tantas belezas naturais? O Portal da Cidade Loanda encontrou o idealizador desse projeto, o Thiago Augusto Zardo, de 46 anos, médico veterinário por formação e poeta por amor.

Zardo conta que a poesia sempre esteve presente na vida dele, desde a adolescência. Ele tem vários livros lançados em bienais pelo Brasil e já ganhou alguns concursos e prêmios literários. "A poesia é uma paixão que tenho desde cedo, que me acompanha e que adoro compartilhar com as pessoas", diz o poeta.

Ele explica que mora em Apucarana, mas administra uma fazendo em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, há mais de 20 anos, por isso, sempre está pela região.

"Eu sempre que posso e estou na fazenda vou caminhar, correr, pedalar, entre Porto São José e Porto Rico, no final da tarde. E neste local [em que o balanço foi instalado] eu parava para ver o pôr-do-sol e aquilo foi me inspirando. Então, decidi fazer uma poesia. Não deu uma semana e já estava com a poesia pronta. Eu parava ali e pensava 'que lugar maravilhoso, que lugar espetacular!' Conheço alguns lugares do mundo, mas aquele pôr-do-sol é extraordinário, por conta do rio, especialmente. Inspirado no rio, eu escrevi um poema, chamado Rio Paraná e quis deixar à disposição das pessoas também naquele lugar", explica.

Leia o poema completo  

Zardo conta que a ideia de colocar o balanço veio porque ele  sentia falta de um lugar para as pessoas sentarem e apreciarem a paisagem. Então, mandou entalhar uma placa em madeira com os dizeres 'Eu amo o Rio Paraná' e, com a ajuda de uma equipe, ele mesmo instalou o objeto no local. Junto a isso, colocou a caixinha com poemas escritos por ele mesmo para dividir com as pessoas que passarem por ali um pouco sobre a importância e o privilégio de ter esse rio nesta região.

"É um momento para refletir a grandeza do rio, um espaço público para contemplação do espetáculo natural que é o pôr-do-sol ou simplesmente a apreciação do rio", revela.


Junto a isso, o poeta também agregou a ideia de preservação ambiental e colocou uma lixeira, para evitar que os materiais sejam jogados na natureza. Zardo também conta que está muito feliz, pois tem recebido muitas fotos de pessoas que passam pelo local, tiram fotos e marcam o Instagram dele @poetizardo, que está identificado na placa.

Apesar de ter sua profissão como veterinário e administrador de fazenda, Zardo diz que quando é convidado ministra palestras falando, principalmente, sobre poesia, inclusive, nesta semana estará em visita às escolas do Porto São José para distribuir um livreto para cada aluno com o poema, apresentado em forma de cordel, sobre a história e grandiosidade do rio.

Acompanhe o poeta Thiago Zardo pelo Instagram @poetizardo ou pelo site: thiagozardo.com.br 




Fonte:

Deixe seu comentário