Portal da Cidade Loanda

12 de outubro

Você sabe como o Dia das Crianças surgiu? As crianças sabem

O Portal da Cidade Loanda conversou com algumas crianças e com o professor Doutor Felipe Figueira, da IFPR, que contou como a data surgiu historicamente

Publicado em 12/10/2021 às 10:29
Atualizado em

Apesar de atualmente ser uma data comercial, o Dia das Crianças existe há 97 anos. (Foto: Pixabay | Astrid Pereira)

Priscila Dias Rosalino

Talvez não seja coincidência o Dia das Crianças ser comemorado no Dia de Nossa Senhora Aparecida. Emanuel, de 6 anos, afirma com convicção que “a mãe de Jesus criou esse dia para lembrar das crianças que ela ama” e, segundo Miguel Pelegrini, 7, foi por causa de Cristo que esse dia foi criado. “É igual o Natal”, revela. Há quem diga que Deus é o responsável pela comemoração, e nisso, a Eloah, a Maria Antonella e o Miguel, todos de 4 anos, concordam. “Foi o papai do céu, porque ele sempre cuida de nós.”

Entre todos os palpites, o de João Carlos, 4, foi o que mais se aproximou do que, de fato, aconteceu. “Quem criou foi o presidente”. O professor Doutor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Paranavaí, Felipe Figueira, conta que “em 1923, o Brasil sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, que tratou de temas como educação, alimentação e desenvolvimento da criança. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs um Projeto de Lei, aprovado em 12 de outubro e, posteriormente, em novembro, foi promulgado pelo presidente Arthur Bernardes”.

Entretanto, a data passou despercebida por quase quatro décadas. Em 1960, a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela aproveitaram o 12 de outubro para intensificar a venda de produtos para o público infantil. A iniciativa foi um sucesso e, desde então, o Dia das Crianças se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro.

“O comércio viu essa data como um importante momento para criar demandas, muitas delas superficiais. Um bom pai é aquele que dá presentes? Não necessariamente. O que acontece é que esse desvio não ocorre só no Dia das Crianças, antes se tornou um padrão, como se observa também em datas religiosas, como a Páscoa e o Natal”, afirma o professor Felipe Figueira.

Ainda de acordo com o professor, em um dia dedicado às crianças, reflexões sobre temas como educação, saúde e família são necessárias. “Culturalmente, então, o Dia das Crianças deveria ser o dia da renovação do mundo, e também o dia em que nós, adultos, tomamos consciência de nossa responsabilidade pela vida.”

Para os pequenos, o dia das crianças poderia, também, ser o dia do brincar. Como bem disse o Emanuel: “ser criança é poder brincar. Adulto só brinca quando tem sorte!”.


Fonte:

Deixe seu comentário