Portal da Cidade Loanda

Ganhando o Mundo

14 estudantes de Loanda e região são convocados para programa de intercâmbio

Adolescentes estudam nos colégios estaduais e devem embarcar à Austrália, Canadá ou Nova Zelândia no início do próximo ano pelo "Ganhando o Mundo".

Publicado em 22/09/2023 às 08:02
Atualizado em

intercambista de Diamante do Norte e a diretora do colégio, Marli Leonardo. (Foto: NRE Loanda)

Quatorze adolescentes que estudam em colégios estaduais atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Loanda foram convocados (as) para o programa de intercâmbio do Governo do Paraná "Ganhando o Mundo" e devem embarcar à Austrália, Canadá ou Nova Zelândia no início do próximo ano.

Os estudantes passarão um semestre do ano letivo fora do Brasil, custeado pelo Estado. De todos os colégios da região, quatro aprovaram mais de um (a) aluno (a) para o intercâmbio, são eles: Rui Barbosa, de Itaúna do Sul; Princesa Izabel, de Marilena; Marechal Arthur Silva, de Planaltina do Paraná; e Constantino Marochi, de Santa Cruz de Monte Castelo. Loanda também classificou dois alunos, mas de colégios diferentes.

Confira a lista dos (as) convocados (as):

  • Loanda: Luís Otávio Rodrigues Salve, do colégio Guilherme de Almeida, e Anderson Cáceres Silva, do colégio Afonso Camargo;
  • Santa Isabel do Ivaí: Gabriela Lemos de Oliveira, do colégio Alberico da Silva;
  • Itaúna do Sul: Mariana Romanelli Boso e Ana Albini Lima Costa, ambas do colégio Rui Barbosa;
  • Diamante do Norte: Caroline de Mendonça Pereira, do colégio Reynaldo Massi;


  • Marilena: Stella Karla Viera Pereira e Maria Clara Farina dos Santos, ambas do colégio Princesa Izabel;
  • Planaltina do Paraná: Guilherme Roberto Duessmann e Grazielle Lopes da Costa Bergamo, ambos do colégio Marechal Arthur Silva;
  • Querência do Norte: Lorena Mariano Casali, do colégio Humberto de Campos;
  • Santa Cruz de Monte Castelo: Ana Vitória Santos Fabiano Cruz e Ariely Porto Alexandre, ambas do colégio Constantino Marochi;


  • Santa Mônica: Andrey Silva do Carmo, do colégio Santa Mônica;

O NRE Loanda explica que deve reunir, até o final deste mês, os estudantes contemplados, autoridades, amigos e familiares para comemorar em cada um dos municípios. Até o momento, Diamante do Norte, Santa Mônica e Santa Cruz de Monte Castelo já realizaram os eventos com os futuros intercambistas.


LEIA TAMBÉM

Estado lança guia que detalha como entidades do turismo podem captar recursos


GANHANDO O MUNDO

O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Fonte:

Deixe seu comentário