Portal da Cidade Loanda

Esporte japonês

Loanda realiza a 24ª taça prefeito de gateball neste domingo (18)

Torneio é organizado pela Sociedade Cultural de Esportiva Loandense (Socel). Segundo a organização, 47 equipes do Brasil e uma do Paraguai se inscreveram.

Publicado em 17/09/2022 às 08:56
Atualizado em

Depois dos jogos, será servido o famoso costelão de chão da Socel. (Foto: Ilustrativa/iStock/Getty Images)

A Sociedade Cultural de Esportiva Loandense (Socel) realiza neste domingo (18) a 24ª taça prefeito de gateball de Loanda, a partir das 8h, no conhecido Clube Japonês. A expectativa é receber aproximadamente 300 pessoas.

Segundo o presidente do departamento de gateball em Loanda, Jundi Sato, 47 equipes brasileiras e uma do Paraguai vão disputar o torneio em duas categorias: soonen (livre) e koreisha (pessoas acima de 65 anos).


LEIA TAMBÉM

Jogos de volta das quartas de final do amador de Loanda serão neste domingo (18)


O evento começa às 6h30, com um café da manhã, mas a abertura oficial será às 7h45. O início dos jogos está previsto para às 8h e é aberto ao público. Depois das disputas, será servido o famoso costelão de fogo de chão da Socel, por R$ 40 por pessoa, que pode ser adquirido na hora.

SOBRE O ESPORTE

Gateball é um esporte coletivo jogado com tacos, criado em 1947. Dez jogadores (as) se dividem entre as cores branco (par) e vermelho (ímpar), com cinco pessoas em cada time. O objetivo é passar as bolas por pequenos arcos que são fixos no chão. A prática é comum entre japoneses, especialmente acima de 60 anos de idade.

Fonte:

Deixe seu comentário