Portal da Cidade Loanda

Levantamento

Mortes em confrontos policias no Paraná têm redução de 28,7% em 2023, mostra MP

Segundo o Ministério Público do Paraná, foram 348 mortes no ano passado, contra 488 registradas em 2022

Publicado em 04/04/2024 às 09:27
Atualizado em

Levantamento foi feito pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que faz parte do MPPR. (Foto: Portal da Cidade Loanda)

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), divulgou nesta semana o balanço das mortes registradas em confrontos com forças estatais de segurança em todo o estado em 2023.

Conforme o levantamento, realizado pelo órgão, que tem, entre suas funções, o controle externo da atividade policial, foram 348 mortes no período, sendo 343 resultantes de confrontos com policiais militares e cinco com guardas municipais. Não houve registro de morte causada por policiais civis. Os números representam uma queda expressiva no total de mortes: 28,7% a menos em comparação com o ano de 2022.

O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência das abordagens conduzidas pela polícia. O Ministério Público ressalta que as iniciativas com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar e outros integrantes do MPPR.

O Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP),  que busca assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

Dados - Houve registros de mortes de civis em confronto com a Polícia Militar em 82 cidades paranaenses e uma catarinense (Itapema). No topo da lista estão Curitiba (70 casos), Londrina (29), Foz do Iguaçu (13), Maringá (11), Piraquara (11), Apucarana (9), Paranaguá (9), Pinhais (9), Ponta Grossa (9) e São José dos Pinhais (8). As mortes em confronto com guardas municipais foram registradas em Curitiba (2), Cascavel (1), Araucária (1) e Sarandi (1).

Confira as tabelas comparativas com os dados totais desde 2015 e com o número de casos por cidade.

Acesse aqui a lista completa das cidades

Fonte:

Deixe seu comentário