Portal da Cidade Loanda

Segurança feminina

Patrulha Maria da Penha é lançada em Loanda

Agora a 3ª CIPM conta com uma equipe especializada para atender vítimas de violência doméstica na capital das torneiras e região.

Publicado em 08/03/2024 às 14:49

Lançamento aconteceu durante um evento nesta sexta-feira (8). (Foto: Polícia Militar)

A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) lançou oficialmente nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a patrulha Maria da Penha, equipe de policiais especializada no atendimento às vítimas de violência doméstica em Loanda e região.

Com essa novidade, as ocorrências de violência doméstica ganham ainda mais atenção por parte da PM. O objetivo é que a equipe faça um acompanhamento com as vítimas após o acionamento, por meio de visitas e orientações, para proteger ainda mais a vida da mulher.

"A vítima vai receber visitas da patrulha dias depois do acionamento por conta da ocorrência de violência doméstica. Conversamos sobre a situação, perguntamos se a mulher deseja continuar recebendo as visitas, se conhece a rede de apoio disponível na cidade, como assistência social e secretaria da mulher, e se ela quer uma medida protetiva contra o agressor. Assim a mulher se sente segura e vê que não está sozinha!", destaca a comandante da patrulha, aspirante a oficial, Priscila Danielle Abbá.


LEIA TAMBÉM | Loanda é a única cidade da região com secretaria exclusiva para mulheres


O lançamento foi realizado durante o 1º workshop "Somos protagonistas" promovido pela corporação em homenagem ao 8 de março. Mulheres de diversos segmentos participaram de quatro palestras voltadas especialmente ao público feminino.

A promotora de justiça da comarca de Loanda, Vera Mendonça, falou sobre a evolução do papel das mulheres na sociedade; a presidente da Associação de pais com crianças autistas (projeto Puma), Solange Pacher, expos os desafios da maternidade de crianças autistas e de projetos para ajudar as famílias que passam por isso; a psicóloga Caroline Gimenes trouxe fatos e relatos sobre as vítimas de violência doméstica; e a única vereadora mulher de Loanda, Jandira de Fátima Luizão, deu um depoimento sobre a história de vida.


Fonte:

Deixe seu comentário