Portal da Cidade Loanda

Conscientização

Polícia Civil orienta sobre importância de denunciar crimes contra idosos

“É de extrema importância esse tipo de denúncia, visto que a pessoa idosa dificilmente vai até a delegacia", explica o delegado Vyctor Grotti.

Publicado em 17/06/2024 às 07:58

A população pode denunciar de forma anônima através dos números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelo 0800-141-0001. (Foto: Fábio Dias/EPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta a população sobre a importância do registro da denúncia em casos de crimes contra pessoas idosas, além de reforçar a atuação da instituição nas apurações das situações recebidas. A recomendação da importância é feita por conta do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, registrado no sábado (15).

A data de 15 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Ela serve para relembrar a sociedade sobre mecanismos de proteção aos idosos.

No Paraná, as denúncias apuradas envolvem agressões físicas, violência psicológica, maus-tratos, negligência, abandono em hospitais ou casas de saúde. Também há casos em que familiares se apossam de cartões bancários e aposentadorias das vítimas.


LEIA TAMBÉM | Idoso é espancado por ladrões durante roubo em Guairaçá


O delegado e chefe do Núcleo de Direitos Humanos e Proteção a Vulneráveis, Vyctor Grotti, explica que os crimes podem ser denunciados tanto pela vítima quanto por uma pessoa que esteja ciente do fato, a fim de combater com agilidade e eficiência a violência praticada.

A população pode denunciar de forma anônima através dos números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelo 0800-141-0001, diretamente à equipe de investigação do Núcleo. Também podem registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

“É de extrema importância esse tipo de denúncia por parte da comunidade, visto que a pessoa idosa é vulnerável e dificilmente vai até a delegacia. Geralmente os crimes são cometidos às ocultas, em relações familiares. A denúncia é a principal ferramenta que possuímos para conseguir apurar e esclarecer todas as situações”, destaca.

Fonte:

Deixe seu comentário