Portal da Cidade Loanda

Eleições 2022

Candidatos (as) não podem ser presos até as eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explica o que pode e o que não pode até o dia em que os (as) brasileiros (as) foram às urnas.

Publicado em 18/09/2022 às 09:14

Regras já estão em vigor. (Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil)

A partir deste sábado (17) nenhuma candidata ou candidato poderá ser detido (a) ou preso (a), salvo em flagrante delito. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explica ainda que as eleitoras e eleitores, por sua vez, não podem ser presos a partir de 27 de setembro, a não ser em caso de flagrante, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

NO DIA DA ELEIÇÃO

  • PODE

Manifestação individual e silenciosa da preferência da eleitora ou do eleitor por partido político, coligação, federação, candidata ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

  • NÃO PODE

Até o término do horário de votação, com ou sem utilização de veículos:

  1. aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado ou os instrumentos de propaganda;
  2. caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa;
  3. abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento;
  4. distribuição de camisetas.

Ainda segundo o TRE, nas seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido às servidoras e aos servidores da Justiça Eleitoral, às mesárias e aos mesários e às escrutinadoras e aos escrutinadores o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, coligação, federação, candidata ou candidato.

Fonte:

Deixe seu comentário