Portal da Cidade Loanda

Eleições 2022

Eleitores podem denunciar irregularidades pelo aplicativo do TSE

O "Pardal" recebe denúncias, anônimas ou não, de compra de votos, uso de máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

Publicado em 01/09/2022 às 08:46

Denúncias são cadastradas, enviadas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município, e apuradas pelo MP Eleitoral. (Foto: Tribunal Regional Eleitoral (TRE))

O Pardal é um aplicativo de fácil acesso oferecido gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que qualquer cidadão possa enviar denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais espalhadas pelo Brasil.

O app recebe as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.


LEIA TAMBÉM

Semana da Pátria será marcada por programação diversificada em São Pedro do PR


ORIENTAÇÕES

No ícone “Orientações”, dentro do próprio app, o eleitor pode tirar todas as dúvidas sobre o que pode e o que não se pode fazer em propaganda eleitoral. O aplicativo encaminha a denúncia diretamente para o link do Ministério Público do estado do denunciante. Mas é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não.

ATUALIZAÇÕES

O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. Este ano, dos dias 16 a 23 de agosto, foram recebidas 1.330 denúncias de propaganda eleitoral irregular pelo Pardal.

Fonte:

Deixe seu comentário