Portal da Cidade Loanda

1º turno

Fórum Eleitoral de Loanda esclarece vídeo de suposta fraude nas eleições

Segundo a chefe de cartório, algumas pessoas estão confundindo a página de local de votação no site do TSE como voto computado no primeiro turno de domingo

Publicado em 04/10/2022 às 09:36
Atualizado em

"Em nenhum momento nesses vídeos ou prints que estão circulando na internet aparece que o (a) eleitor (a) votou no primeiro turno. Só constava o local onde a pessoa deveria votar, caso quisesse", explica Ednéia Almeida. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Poucos dias depois do primeiro turno das eleições gerais do Brasil, realizado no domingo (2), e já existem pessoas alegando que houve fraudes nas urnas eletrônicas ou na coleta de dados para a votação. Por isso, a chefe do cartório eleitoral de Loanda, Ednéia Almeida, explica o que pode estar acontecendo nos principais casos.

Um dos vídeos que está circulando na região de Loanda é de uma mulher filmando a tela do computador no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando que alguém votou no lugar dela e do marido em São Pedro do Paraná, pois na página aparece como "eleitor/eleitora com biometria coletada". "Estamos há mais de dez anos sem votar, tem que descobrir quem é a pessoa que votou para nós em São Pedro do Paraná", diz a eleitora (a).

O que essa pessoa confunde, segundo Ednéia, é que a consulta ao local de votação e a biometria coletada não significa que o voto foi coletado no domingo. "As pessoas que fizeram CNH ou outro documento recentemente tiveram a biometria cedida ao TSE. A pessoa não fez a biometria para o título de eleitor, mas outro órgão cedeu a biometria para o Tribunal, por isso aparece como "eleitor/eleitora com biometria coletada". Essa informação de "aproveitamento dos dados" por órgãos parceiros foi divulgada no início de setembro", lembra.


LEIA TAMBÉM

Semana deve ter máximas próximas dos 30ºC e chuvas, em Loanda


Confira o vídeo abaixo:


Além do vídeo citado, outras alegações de fraudes continuam circulando. Nos principais casos, as pessoas acreditam que alguém se passou por elas para votar no domingo devido à biometria coletada. A chefe do cartório eleitoral de Loanda orienta que essas pessoas baixem o aplicativo e-Título antes de disseminar falsas informações, pois no app é possível constatar as informações atualizadas, incluindo a foto do eleitor (a) e local de votação, independentemente dele (a) ter feito a biometria em algum Fórum Eleitoral desde 2018.

"Em nenhum momento nesses vídeos ou prints que estão circulando aparece que o (a) eleitor (a) votou no primeiro turno. Só constava o local onde a pessoa deveria votar, caso quisesse", finaliza. Ednéia também pede que os (as) eleitores (as) confiram o local de votação antes do segundo turno, visto que muitas pessoas tiveram transtornos no domingo, pois houveram mudanças nas seções eleitorais desde 2018 e isso já foi atualizado no aplicativo, diferente do título de eleitor impresso.

Fonte:

Deixe seu comentário