Portal da Cidade Loanda

Homônimo

Trabalhador de Loanda fica sem votar após ter título transferido para a Bahia

Alex Sandro Silva, de Santa Cruz de Monte Castelo, foi surpreendido neste domingo. O Fórum Eleitoral explica o motivo da possível transferência equivocada.

Publicado em 04/10/2022 às 15:47
Atualizado em

"Fiquei indignado. Não consegui exercer meu direito de votar", disse o monte-castelense em vídeo nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O morador de Santa Cruz de Monte Castelo (a 19 quilômetros de Loanda), Alex Sandro dos Santos Silva, de 40 anos, teve uma surpresa quando foi às urnas para votar no último domingo (2). Silva trabalha em Loanda e o caso também chamou a atenção na capital das torneiras.

"Eu cheguei na minha seção para votar, mas não constava nenhum dado meu, nem nome, foto, título. Nada. Me orientaram a procurar a Justiça Eleitoral e falaram para eu justificar o voto, mas não fiz isso. Fiquei indignado! Pedi para [a Justiça Eleitoral] "puxar" a numeração do título e, por incrível que pareça, ele foi transferido para Xique-Xique, na Bahia. Não sei onde fica, nem conheço. Não exerci meu direito [de votar]", disse em vídeo nas redes sociais, que já acumula mais de 40 mil visualizações.

Em entrevista ao Portal da Cidade, Alex garante que está em busca dos direitos em contato com a Justiça Eleitoral, em Maringá, e com um advogado particular. A redação também conversou com a chefe do cartório eleitoral de Santa Isabel do Ivaí, Patrícia Mieko Kuranishi, que é responsável pela zona eleitoral de Santa Cruz de Monte Castelo.


LEIA TAMBÉM

Fórum Eleitoral de Loanda esclarece vídeo de suposta fraude nas eleições


Ela explica que o caso do eleitor monte-castelense está sendo apurado, mas tudo indica que trata-se de um homônimo. Significa que alguém com o nome igual ao dele mora em Xique-Xique, na Bahia, e a transferência foi feita por engano quando essa pessoa foi atualizar o título eleitoral no Estado baiano.

"Realmente o Alex não conseguiu votar no domingo e o título eleitoral dele não constava na seção em Santa Cruz de Monte Castelo. Já estamos apurando o caso. O Ministério Público já está à par e o eleitor deve vir ao Fórum Eleitoral prestar esclarecimentos na quinta-feira (6). Até o momento, tudo indica que foi uma transferência equivocada, feita na Bahia", reforça Patrícia.

A chefe do cartório ainda pontua que o eleitor foi orientado a justificar a ausência do voto para não pagar a multa e que, caso a transferência equivocada seja comprovada, ele também não conseguirá votar no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro.

Fonte:

Deixe seu comentário