Portal da Cidade Loanda

AVANÇO

Aeroporto de Paranavaí passa a ser gerenciado pela Infraero

Segundo a Prefeitura de Paranavaí, a mudança impacta especialmente na expansão do aeroporto, que passará a abrigar voos comerciais

Publicado em 19/01/2024 às 13:59
Atualizado em

Essa ação trará desenvolvimento em todas as áreas do município, avalia a prefeitura. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A Prefeitura de Paranavaí (a 82 quilômetros de Loanda) anunciou nesta quinta-feira (18) que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está sob posse de exploração do Aeroporto Edu Chaves, tornando-se gestora do local. A conquista foi oficializada com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº 10 do Ministério de Portos e Aeroportos. As informações estão no Portal da Cidade Paranavaí.

Segundo a administração municipal, a mudança impacta especialmente na expansão do aeroporto, que trará desenvolvimento econômico, oportunidades de trabalho, movimentação dos setores de transporte, hoteleiro e de gastronomia, entre outras áreas. Tudo isso será alcançado com a chegada de voos comerciais em Paranavaí.

“Esse é um grande avanço na nossa economia. Essa ação trará desenvolvimento em todas as áreas do município, não há como medir o quanto podemos ganhar com isso. Esse será o primeiro aeroporto gerido pela Infraero no Paraná e mostra o tamanho do nosso potencial”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Carlos Emanuel.

Como a mudança aconteceu

O aeroporto Edu Chaves era gerenciado pela Prefeitura de Paranavaí. Após uma série de reformas, o aeroporto passou a contar com a estrutura necessária e operava normalmente para voos executivos (particulares). Porém, o município identificou potencial para abertura de linhas comerciais de voos através de alguns estudos.

O estudo “O Brasil que voa”, realizado pela Secretaria de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, identificou que, em 2016, 23.800 pessoas de Paranavaí pegaram voos em Maringá. Desse total, 89,6% das pessoas de Paranavaí que pegam voos tem como conexão ou destino final Campinas ou São Paulo.

Devido ao potencial, houve o interesse em expandir o aeroporto para abrigar voos maiores. Para isso, seria necessário investimentos que ultrapassariam R$ 20 milhões para aumentar o tamanho da pista, o terminal de embarque e desembarque de passageiros e demais adequações.

Por não haver recursos suficientes para executar o projeto com recursos próprios, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), junto do deputado federal Tião Medeiros, visitou a Infraero e o Ministério de Portos e Aeroportos.

Meses depois, a Infraero confirmou que enxergou grande potencial no aeroporto de Paranavaí como alternativa para todo o noroeste. Nesta semana, a outorga do aeroporto foi transferida para a Infraero.

"Agora está nas mãos da Infraero e temos total convicção que, com seus 50 anos de expertise na aviação, darão conta de concluir todos os projetos que detectamos e enxergamos como necessidade”, completou Carlos Emanuel.

Fonte:

Deixe seu comentário