Portal da Cidade Loanda

Segurança

Bombeiros civis e militares atuaram nas prainhas do noroeste no fim de semana

Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar de ainda não ter começado a Operação Verão, foram realizadas 88 orientações e 33 advertências a banhistas.

Publicado em 12/09/2022 às 15:09

Orientação é de que a população sempre se banhem em locais cobertos por equipes dos bombeiros e guarda-vidas civis. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Loanda)

Com o calor, que já vem chegando em toda á costa noroeste do Paraná, o número de veranistas aumenta, e para que não haja ocorrências que envolvam principalmente afogamentos, o Corpo de Bombeiros já começou com o trabalho nos feriados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram realizadas 88 orientações nas praias de Porto Rico, Porto São José (Distrito de São Pedro do Paraná) e Marilena, áreas cobertas pelo Corpo de Bombeiros, em Paranavaí. Também foram realizadas 33 advertências a banhistas.

Apesar do sol, a água continua gelada, o que tem feito com que os adultos evitem entrar nos rios, já as crianças não se importam com a temperatura da água, e os cuidados e atenção devem ser constantes.

O Tenente do Corpo de Bombeiros, em Paranavaí, Victor Kamei fez algumas observações que devem ser seguidas pelos veranistas que frequentam as praias dos Rios Paraná e Paranapanema, entre elas, a não ingestão de bebidas alcoólicas.

“Independente das condições climáticas ou da água estar gelada, a orientação é que as pessoas que estejam nas embarcações utilizem os coletes salva-vidas e não ingeriam bebidas alcoólicas, o que altera a percepção do banhista que pode pular em locais fundos que não dão pé, os rios têm correntezas e podem causar afogamentos e infelizmente óbitos”, destacou o Tenente Bombeiro.

Outra orientação é de que os veranistas sempre se banhem em locais supervisionados por equipes dos bombeiros e guarda-vidas civis. “O aconselhável é tomar banhos em locais monitorados por nossas equipes, e sempre respeitar as orientações”, finalizou Kamei.

Estão programadas, antes da Operação Verão, quando os bombeiros e equipes de guarda-vidas civis ficarão até o fim da temporada, mais três operações; uma no feriado da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, outra em 2 de novembro, Finados, e em15 de novembro, Proclamação da República. A Operação Verão está programada para o início na primeira quinzena de dezembro e deve terminar após o carnaval de 2023

Fonte:

Deixe seu comentário