Portal da Cidade Loanda

Previne Brasil

Guairaçá e Querência do Norte vão receber equipamentos odontológicos do Estado

Os municípios estão entre os 91 do Paraná que devem ampliar o atendimento em saúde bucal. Loanda e outros da região podem estar aptos em breve.

Publicado em 22/03/2024 às 08:46
Atualizado em

Outras cidades já receberam. (Foto: Sesa)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou kits odontológicos para ampliar a cobertura de atendimento de saúde bucal em 91 municípios, incluindo Guairaçá e Querência do Norte, ambas da região de Loanda. O investimento é de R$ 5,3 milhões. A iniciativa vai qualificar e intensificar as ações na Linha de Cuidado em Saúde Bucal do Paraná.

Dentre os municípios contemplados descritos na Resolução Sesa nº 105/2023, 50 foram selecionados conforme o critério de classificação no Indicador Sintético Final (ISF) e Indicador Odontológico do Previne Brasil. Outros 41 municípios foram contemplados após credenciarem e homologarem novas equipes de saúde bucal de 40 horas semanais no último ano.

Há ainda mais 120 municípios, com cobertura de até 60% na saúde bucal, aptos a receber os conjuntos caso ampliem o número de equipes. Entre eles estão Loanda, Planaltina do Paraná, Santa Isabel do Ivaí e São Pedro do Paraná.

“O critério de necessidade de implantação de, pelo menos, mais uma equipe de saúde bucal de 40 horas semanais fará com que o Paraná aumente a cobertura, saindo dos atuais 45% para 50%”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.


LEIA TAMBÉM | Estudantes da rede estadual podem pedir transferência de colégio de forma online


EQUIPAMENTOS

Segundo o Governo do Estado, kits incluem consultório odontológico (cadeira, refletor e unidade auxiliar), um kit acadêmico (alta rotação, micromotor, contra ângulo e peça reta), seis kits compostos por instrumentais clínicos, seis compostos por instrumentais para realização de ART (tratamento restaurador atraumático), um fotopolimerizador, um ultrassom com jato de bicarbonato, uma bomba de vácuo, um compressor de ar odontológico, uma autoclave de bancada, uma mini incubadora e uma seladora para papel cirúrgico.

Os municípios contemplados pelo Previne Brasil também receberão um aparelho de Raio-X odontológico, um avental plumbífero infantil e um avental plumbífero adulto, um kit de posicionadores radiográficos adulto e infantil, câmara escura e negatoscópio com lupa.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Aguinaldo Coelho de Farias, também celebrou o investimento do Estado. “Sempre contamos com o apoio do Estado em diversos termos de cooperação, na valorização do profissional e em todas as ações que envolvem o processo de saúde bucal dos paranaenses”, acrescentou.

Fonte:

Deixe seu comentário