Portal da Cidade Loanda

Região

Incêndio de grandes proporções atinge colégio estadual de Itaúna do Sul

Fogo destruiu parte da escola Machado de Assis na noite desta segunda-feira (8).

Publicado em 09/04/2024 às 08:15
Atualizado em

Fogo atingiu pelo menos três salas de aula e a biblioteca. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

(Foto: Defesa Civil)

(Foto: Defesa Civil)

Um incêndio de grandes proporções atingiu parte da estrutura do colégio estadual Machado de Assis, que fica na Rua Inglaterra, n° 1010, em Itaúna do Sul (a 50 quilômetros de Loanda), na noite desta segunda-feira (8). Instituição atende 172 estudantes. Não havia ninguém no prédio.


Segundo o Corpo de Bombeiro, três salas de aula, a biblioteca e o forro estavam tomados pelo fogo quando a equipe chegou no local. Além deles, a Prefeitura, funcionários da escola e moradores auxiliavam no combate às chamas. 

"90% dos matérias queimando eram de classe A, como papel e grande volume de madeira. Fizemos o combate ao incêndio buscando resfriar locais que ainda não haviam sido atingidos. Conseguimos evitar a propagação para a área onde fica a cozinha e cantina, e uma sala que tinha documentos e computadores", explica o gestor da Defesa Civil de Nova Londrina, cabo Wagner Moreira.

Para se ter ideia da proporção do incêndio, o caminhão utilizado pela equipe precisou ser reabastecido duas vezes. De acordo com os bombeiros, o levantamento da área atingida e prejuízos serão feitos pela Prefeitura de Itaúna do Sul.

O Portal da Cidade aguarda retorno do diretor da escola, Leandro da Silva, que esteve no local da ocorrência. Outros órgãos que prestaram apoio são a Polícia Militar, companhia de melhoramentos de Nova Londrina e a Prefeitura de Diamante do Norte. 

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Loanda disse que o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, deve estar em Itaúna do Sul ainda nesta terça para participar da inspeção do colégio junto à equipe do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

O incêndio é, inicialmente, atribuído a um curto-circuito. Técnicos da Fundepar devem avaliar os demais danos, determinar a real causa do incêndio e elaborar um plano de manejo a ser implementado em caráter emergencial.

Fonte:

Deixe seu comentário