Portal da Cidade Loanda

Segurança

Pela primeira vez, 9ºSGBI tem curso de formação de bombeiros

A previsão é de que em maio do ano que vem, 24 novos bombeiros militares estejam formados e aptos para atuarem na região

Publicado em 29/09/2022 às 07:56
Atualizado em

Curso conta com aulas teóricas, práticas e estágio. (Foto: Portal da Cidade Loanda)

O 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí (9º SGBI), que atende 24 municípios da região, incluindo Loanda, é um dos núcleos de ensino em que está sendo ministrado o curso de formação de bombeiros militares. Essa é a primeira turma que será formada na unidade.

Desde o início de agosto deste ano, 24 alunos, aprovados no concurso da Polícia Militar do Paraná (PMPR), iniciaram os estudos e treinamentos teóricos e práticos. De acordo com o tenente, Victor Kamei, um dos coordenadores da escola de formação em Paranavaí, serão 1.500h de aulas teóricas e práticas.


Instrução prática de combate à incêndio

 

Victor Kamei, Tenente

Reposição do efetivo

"É importante ter o ingresso de novos alunos, pois à medida que o nosso pessoal vai se aposentando e indo pra reserva, precisamos repor o nosso efetivo e até desafogar e distribuir melhor o serviço, o que implica diretamente no atendimento. Então, se tivermos mais bombeiros para atender, teremos menos cansaço entre eles nas ocorrências, com um atendimento melhor em casos mais prolongados."

Victor Kamei, Tenente

A rotina dos futuros bombeiros é intensa. As aulas iniciam às 7h30 e seguem até as 18h, com uma hora de almoço. Entre as disciplinas abordadas estão: combate e prevenção a incêndio, comunicação social, atendimento pré-hospitalar, salvamento vertical, salvamento em altura, busca e salvamento aquático, além do estágio obrigatório.

As aulas são ministradas por instrutores, que também são bombeiros e têm especialização na área na qual lecionam. "A partir de dezembro a ideia é que eles comecem a fazer estágio e já saiam em ocorrências, na ambulância e caminhão, com atendimentos reais na rua. Sempre estarão acompanhados dos outros bombeiros, mas estarão ali como alunos, vendo na prática o que dá certo e o que não dá", complementa Kamei.

Turma em formação em Paranavaí.


Diferentes motivações, um mesmo sonho

Praticamente a metade dos alunos da escola de bombeiros de Paranavaí é de outras cidades e até estados. Lucas Ewandyr Aguiar, de 27 anos, é um deles. O jovem deixou o trabalho na área de docência em Juiz de Fora, em Minas Gerais, para se tornar um bombeiro militar no Paraná.

Ele ressalta que um dos motivos que o levou a fazer o concurso dos bombeiros foi ter presenciado a morte de um familiar. "Meu avô faleceu em casa, de infarto, há alguns anos. A dor que eu senti, quero amenizá-la na vida das outras pessoas", declara.

Ribeiro, Ewandyr e Venerato

Outro que veio de longe é Melquisedec Ribeiro dos Santos, de 28 anos. Concurseiro, o rapaz, de Teixeira de Freitas, na Bahia, passou dois anos estudando para concursos voltados à carreira policial e foi no Paraná que conseguiu sua vaga.

"O curso tem suas dificuldades, requer um bom desempenho físico e mental, exige muito, mas é o que nós escolhemos e amamos fazer tudo isso. Quando entramos no curso de bombeiros, achamos que estamos escolhendo uma profissão, mas na verdade estamos escolhendo um estilo de vida, porque somos bombeiros 24h por dia", afirma Ribeiro.

Diferentemente dos dois companheiros de farda que vieram de outros estados e não tinham afinidade com o trabalho do bombeiros, o paranavaiense, Felipe Venerato da Silva, de 21 anos, conhece bem o ofício. Filho de bombeiro, ele acompanha de perto a carreira do pai, o Subtenente Marcos Antônio, que inclusive é um dos instrutores do curso.

"Desde criança eu cresci dentro do quartel, acompanhava o trabalho do meu pai, e quando atingi maioridade fiz um curso de guarda-vidas civil. Foi aí que descobri como militarismo funcionava e adquiri paixão", diz.

Os bombeiros formados em Paranavaí poderão ser direcionados às cidades pertencentes ao 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), que contempla Londrina, Maringá, Santo Antônio da Platina, Apucarana, Ivaiporã, Paranavaí e Cianorte.


Fonte:

Deixe seu comentário