Portal da Cidade Loanda

Perigo

Acidentes com escorpiões em Loanda dobram em relação a setembro de 2021

Dados da Secretaria de Saúde mostram que 16 loandenses foram picados por escorpiões em setembro deste ano, incluindo o caso do Ysaque Silva, de 4 anos.

Publicado em 23/09/2022 às 10:19
Atualizado em

Até esta sexta-feira (23), 55 moradores (as) se envolveram em algum acidente com animais peçonhentos. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

O mês de setembro ainda não acabou, mas os números de picadas de escorpiões em Loanda já dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, quando oito casos foram registrados.

Segundo a Secretaria de Saúde, dos 16 acidentes com escorpiões neste mês, dois envolveram crianças, incluindo o caso do pequeno Ysaque Silva, de 4 anos, que precisou ser internado nesta semana. Em 2021, nenhuma criança foi picada durante o período.

Agosto e setembro são os meses em que o animal peçonhento se reproduz, por isso os casos de acidentes se tornam mais comuns. No oitavo mês de 2021, dez casos foram registrados em Loanda. Já em 2022, esse número caiu para quatro casos.


LEIA TAMBÉM

Criança vai parar no hospital após ser picada por escorpião em Loanda


OUTROS ANIMAIS PEÇONHENTOS

Ainda conforme o relatório epidemiológico de Loanda, os casos com animais peçonhentos na cidade vão além dos escorpiões. Até esta sexta-feira (23), 55 moradores (as) se envolveram em algum acidente com cobras, aranhas ou outros bichos e buscaram atendimento. No ano passado, 99 registros foram contabilizados.

A enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Priscila Ratti, reforça que o atendimento emergencial deve ser buscado imediatamente em caso de acidentes. "Também é importante identificarmos o animal que causou a picada. Por isso, se possível, orientamos que a pessoa leve o bicho à emergência", explica.


LEIA TAMBÉM

Primavera começa com mínimas de 10°C em Loanda


COMO EVITAR ACIDENTES COM ESCORPIÕES?

  1. Manter o quintal limpo;
  2. Não usar veneno, pois não mata o animal e faz com que ele vá à superfície;
  3. Tampar ralos, buracos, rachaduras e tomadas;
  4. Usar água sanitária nos ralos;
  5. Desencostar berços e camas da parede;
  6. Não deixar cobertas e colchões no chão;
  7. Manter o lixo tampado;
  8. Checar brinquedos e calçados antes de usar.

Fonte:

Deixe seu comentário