Portal da Cidade Loanda

Imunização

Loanda começa a vacinar crianças e adolescentes nas escolas nesta sexta (5)

Até o dia 19 de abril, equipes de vacinadores da secretaria municipal de saúde estarão nas escolas para avaliar e regularizar a carteira de vacinação

Publicado em 05/04/2024 às 08:49
Atualizado em

Ação acontece em escolas públicas e privadas. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Loanda)

Com a perspectiva de melhorar a cobertura vacinal, aumentar o acesso à vacina e diminuir a ocorrência de doenças que podem ser prevenidas com os imunizantes, a Secretaria de saúde de Loanda inicia nesta sexta-feira (5) a vacinação de crianças e adolescentes nas escolas da rede estadual, municipal e privada.

De acordo com o coordenador de imunização do município, Jeferson Lima, a iniciativa é um projeto estadual denominado "Vacinação nas escolas" que vai abranger crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. A estratégia é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com a Secretaria Estadual de Educação (Seed).

"As vacinas que serão ofertadas são aquelas de rotina, do calendário básico. Não farão parte desta estratégia imunizantes contra a covid-19 e contra a gripe, que são de campanha", explica o coordenador.

Até o dia 19 de abril, equipes de vacinadores da secretaria municipal de saúde estarão nas escolas para avaliar a carteira de vacinação e regularizar, se necessário, daqueles alunos que os pais autorizarem por meio de assinatura do termo de consentimento.

Serão disponibilizados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, com ênfase na vacinação infantil oral contra a poliomielite, vacina inativada contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela. Já para a população juvenil, o foco está na atualização da vacinação contra HPV, meningite, sarampo, tétano e difteria.

A Secretária de Saúde, Ana Paula Alencar, reforça que qualquer dúvida que os pais tiverem sobre o procedimento podem procurar as salas de vacina das UBSs Vila União e Alto da Glória, em Loanda, para mais esclarecimentos.

Fonte:

Deixe seu comentário