saúde
Loanda e região recebem recursos para fortalecer o atendimento especializado do SUS
O investimento busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos de média complexidade.
Publicado em
26/06/2026 às 08:33
Atualizado em
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses.
Na região do Extremo Noroeste:
- Loanda: R$ 407.422,00
- Nova Londrina: R$ 222.258,00
- Querência do Norte: R$ 180.625,00
- Santa Isabel do Ivaí: R$ 153.731,00
- Santa Cruz de Monte Castelo: R$ 150.280,00
- Marilena: R$ 126.650,00
- Diamante do Norte: R$ 87.363,00
- Planaltina do Paraná: R$ 70.125,00
- Itaúna do Sul: R$ 61.319,00
- Porto Rico: R$ 57.290,00
- Santa Mônica: R$ 57.137,00
- São Pedro do Paraná: R$ 46.342,00
Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.
Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS.
A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026, em que consta o valor para cada cidade.
Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.
"É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.
Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. "É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.
Fonte: Portal da Cidade Loanda
Notícias relacionadas
Hemonúcleo que atende Loanda precisa de doações de sangue A-, B-, AB-, O- e O+
23/06/2026 às 16:25
Prefeitura de Querência do Norte abre processo seletivo para nutricionista
23/06/2026 às 14:50
Vacinação contra a gripe em Loanda será liberada para público em geral na próxima semana
23/06/2026 às 10:34
Transporte gratuito levará moradores de Loanda para doar sangue
19/06/2026 às 09:40
Médico do Hospital Municipal de Itaúna do Sul é preso por ameaças e perseguição
18/06/2026 às 15:44
Loandense faz última doação de sangue aos 69 anos: "É gratificante ser voluntária"
16/06/2026 às 13:35