Portal da Cidade Loanda

saúde

Loanda e região recebem recursos para fortalecer o atendimento especializado do SUS

O investimento busca ampliar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos de média complexidade.

Publicado em 26/06/2026 às 08:33
Atualizado em

Os valores devem ser depositados nesta sexta-feira (26). (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses.

Na região do Extremo Noroeste:

  • Loanda: R$ 407.422,00
  • Nova Londrina: R$ 222.258,00
  • Querência do Norte: R$ 180.625,00
  • Santa Isabel do Ivaí: R$ 153.731,00
  • Santa Cruz de Monte Castelo: R$ 150.280,00
  • Marilena: R$ 126.650,00
  • Diamante do Norte: R$ 87.363,00
  • Planaltina do Paraná: R$ 70.125,00
  • Itaúna do Sul: R$ 61.319,00
  • Porto Rico: R$ 57.290,00
  • Santa Mônica: R$ 57.137,00
  • São Pedro do Paraná: R$ 46.342,00

Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).


O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS.

A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026, em que consta o valor para cada cidade. 

Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.

"É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. "É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.

Fonte: Portal da Cidade Loanda

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp