Portal da Cidade Loanda

Referência regional

Obra do hospital Santa Catarina, futuro regional de Loanda, está 25% concluída

Ampliação prevê UTI, mais leitos de enfermaria e mais salas de cirurgia. As obras começaram em agosto de 2023 e o investimento ultrapassa R$ 14 milhões.

Publicado em 13/04/2024 às 08:08
Atualizado em

Novo prédio deve ter quatro andares. (Foto: Divulgação/hospital Santa Catarina)

Maria Eduarda Oliveira

Perto de completar um ano do anúncio de que o hospital Santa Catarina, que tem mais de 60 anos de história, passará a ser hospital regional de Loanda, o Portal da Cidade foi conferir em que fase estão as obras de ampliação da unidade, cujo investimento ultrapassa R$ 14,3 milhões. 95% deste valor foi repassado pelo Governo do Estado, o restante pelo próprio hospital.

Segundo o diretor da unidade, Eduardo Pereira, a obra está 25% concluída e deve ser entregue em junho do próximo ano. A previsão é que em agosto de 2025 a nova estrutura esteja equipada e pronta para atender a população.

"Começamos as obras em agosto de 2023 e estamos no quarto pavimento. Depois que "cobrir" tudo, começamos a parte de acabamento. O tamanho do hospital vai mais que dobrar! Vamos dos 1.700m² atuais para 4.500m²", pontua Pereira.

O diretor também detalha sobre a estrutura de cada novo pavimento do prédio, fundado na década de 60 pelo sogro e primeiro médico de Loanda, Dr. Ugo Accorsi. Serão 102 leitos no total, somando os que já existem e 54 novos.

"O primeiro será para almoxarifado, cozinha e farmácia. O segundo comportará quatro salas de cirurgia, salas de recuperação de pacientes e esterilização de materiais. Os 12 leitos novos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficarão no terceiro andar. Já o último andar será de uso exclusivo dos 36 leitos de enfermaria", explica.

PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

Há 3 anos a diretoria do hospital percebeu que a Santa Casa de Paranavaí estava sobrecarregada atendendo 28 municípios do Noroeste. Com isso, eles decidiram procurar o Governo do Estado para o Santa Catarina se tornar uma segunda unidade de referência.

"Na época o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, perguntou se tínhamos certeza dessa decisão. Garantimos que estávamos dispostos a enfrentar as dificuldades! Uma coisa que o Dr. Ugo plantou na família foi o "ideal". Temos obrigação moral com ele de manter isso", conta Eduardo.

Eduardo com o médico Dr. Attilio Accorsi e Beto Preto, em janeiro.

Ao se tornar hospital regional de Loanda, a instituição passará a ser referência para os 12 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen). O foco serão as cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o diretor da unidade, a expectativa é realizar 350 a 400 procedimentos por mês.

HISTÓRIA

Entre as homenagens ao fundador do hospital e primeiro médico de Loanda, Dr. Ugo Accorsi, está o nome da praça principal da cidade, conhecida como Praça da República. Ele também foi prefeito e vice-prefeito entre as décadas de 80 e 90.

Dr. Ugo chegou na cidade em 1958 e em poucos anos inaugurou o hospital Santa Catarina. Ele encabeçou outros projetos que colaboraram com o desenvolvimento da capital das torneiras, como o hospital psiquiátrico e a antiga Facinor, onde atualmente funciona o campus da Unespar.

Dr. Ugo e a esposa Christina.

Definido pelo genro como um ser humano visionário, o médico já falava em ampliar o hospital antes de existir essa possibilidade. "Uma vez ele mesmo colocou uma placa escrito "futuras instalações da UTI" onde hoje ocorrem as obras, sem nem saber sobre ampliação", relembra Eduardo.

O cirurgião apaixonado pela profissão faleceu em 2016, com 86 anos, e deixou à família um importante legado. Atualmente, o hospital está na terceira geração. Os cinco filhos dele ingressaram na área da saúde, dois são médicos e atendem em Loanda.

Metade dos 12 netos também seguiu na medicina e pretendem voltar à capital das torneiras quando concluir a formação. "Todos contagiados pelo "ideal" do avô", garante o diretor do hospital.


Fonte:

Deixe seu comentário