Portal da Cidade Loanda

Público geral

População de Loanda acima de 6 meses é liberada para se vacinar contra a gripe

“A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave", afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Publicado em 03/05/2024 às 07:39

As vacinas contra a Influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan. (Foto: Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a oferta da vacina contra a gripe foi expandida para a população em geral, ou seja, todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (2), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, conforme o Ofício nº 142/2024.

Em Loanda, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 11h e das 13h às 16h. É necessário levar a carteira de vacina e cartão do SUS para tomar a dose única.

“A vacinação ampliada será fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja do pronto atendimento, hospitais de pequeno porte, na Unidade Básica de Saúde ou na porta dos grandes hospitais", afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


LEIA TAMBÉM | Cobertura vacinal contra a gripe em Loanda está abaixo do esperado


Até o momento, o Paraná vacinou 1.047.701 pessoas, o que representa pouco mais de 26% da população-alvo da campanha, de 4.387.469 habitantes. Com isso, o Estado ocupa agora a quinta posição nacional de aplicações em números absolutos, atrás de São Paulo (4.327.099), Minas Gerais (2.172.652), Rio Grande do Sul (1.580.700) e Rio de Janeiro (1.531.083). Com a nova ampliação, a expectativa é aumentar a proteção da população que não estava elegível anteriormente.

As vacinas contra a Influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas para toda a rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.

Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O imunizante está disponível em todos os 399 municípios do Paraná e pode ser aplicado nas unidades de saúde ou outros locais de vacinação.

Fonte:

Deixe seu comentário