Portal da Cidade Loanda

Prevenção

Projeto leva coleta de preventivo às fábricas de metais sanitários de Loanda

Colaboradoras desses estabelecimentos estão tendo a oportunidade de realizar esse importante exame, que muitas vezes é deixado de lado por falta de tempo

Publicado em 29/08/2022 às 16:48
Atualizado em

Público feminino pode realizar exame preventivo de câncer de colo de útero no trabalho. (Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde de Loanda)

A Secretaria Municipal de Saúde de Loanda, por meio do setor de atenção primária à saúde da mulher, está facilitando o acesso do público feminino ao exame preventivo de câncer de colo de útero.

Por meio de um projeto, desenvolvido em parceira com as empresas de metais sanitários de Loanda, uma equipe de enfermeiras das UBSs vão até esses estabelecimentos e realiza a coleta do material para exame no próprio local de trabalho.

De acordo a enfermeira especialista em gestão em saúde e atual responsável pelas ações do setor de atenção primária em saúde (APS) de Loanda, a ação já foi realizada em cinco empresas da cidade e é muito importante, visto que, atualmente, somente pouco mais de 20% das mulheres está com exames em dia.


"Sabemos que muitas mulheres trabalham e que não vão às UBSs para realizar a coleta do exame citopatológico [preventivo], por não querer entregar um atestado ou perder a cesta básica. Então, conversamos com as empresas de metais sanitários e foram bem parceiros liberando espaço para que fosse realizado esse trabalho, proporcionando maior acessibilidade às mulheres para manter seu exame preventivo de colo de útero em dia", ressalta a enfermeira.

 Ela destaca que essas fábricas foram escolhidas, por empregarem grande parte das mulheres da cidade. "Consideramos que o maior mercado de trabalho de nosso município são as fábricas de metal mecânica, que absorvem grande parte da população feminina ativa."


Márcia também destaca a importância do exame e da ação que está sendo realizada. "O intuito é aumentar o percentual, realizando um exame tão importante para diagnóstico e tratamento precoce do câncer colo do útero e também doenças sexualmente transmissíveis", finaliza.

O projeto já passou pelas empresas: Imperatriz, Fort Metais, Cristal Metais, Leão Metais e Talita Metais.



Fonte:

Deixe seu comentário