Portal da Cidade Loanda

Ciptea

Saiba como emitir a Carteirinha do Autista em Loanda

Procedimento pode ser feito pessoalmente no Cras ou pela internet, desde que a pessoa resida no Paraná.

Publicado em 03/04/2024 às 11:17
Atualizado em

Documento pode ser emitido de graça. (Foto: Roberto Dzuira Jr./AEN)

Para marcar o mês de abril e o Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), o Governo do Paraná promove mutirões em todo o Estado para a confecção da Carteirinha do Autista, a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).

A Ciptea garante o atendimento prioritário em espaços públicos e privados e oferece a identificação das pessoas com transtorno do espectro autista. “Além de todas essas funções, a Ciptea é essencial para a coleta de dados e informações sobre a área. Sem números específicos, a elaboração de políticas públicas fica comprometida”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni.

Em Loanda, a população pode procurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) [veja o endereço no Guia Comercial] de segunda a sexta, das 7h30 às 13h. Procedimento também pode ser feito pela internet, no site carteiradoautista.pr.gov.br. Após análise e aprovação do cadastro, o usuário receberá mensagem por e-mail ou SMS para imprimi-la.



LEIA TAMBÉM | 2ª caminhada de conscientização sobre autismo ocorre neste sábado (6) em Loanda


Os números de confecção da Ciptea estão crescendo ano após ano. De 2022 para 2023, por exemplo, o crescimento foi de 214%, de 3.868 para 12.175. Atualmente, 18.418 pessoas já possuem o documento no Paraná.

Regulamentada por lei federal, a Ciptea é gratuita e traz ainda dados e informações tanto da pessoa com o espectro autista como de seus responsáveis.

Documentos necessários para a solicitação da Carteira do Autista:

  • RG, CPF do autista.
  • RG, CPF do responsável.
  • Fotografia do autista 3x4, e deve ser o mais recente possível.
  • Laudo Médico. O laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.
  • Comprovante de residência.

Fonte:

Deixe seu comentário