Portal da Cidade Loanda

MARÇO LILÁS

UBSs de Loanda atendem em horário estendido nesta segunda (18) e quinta (21)

A ação nas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) faz parte da campanha março lilás, voltada à prevenção do câncer de colo de útero.

Publicado em 18/03/2024 às 11:48
Atualizado em

A população também pode agendar os exames por telefone ou ir até as Unidades para receber orientações. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Loanda)

Nesta segunda (18) e quinta-feira (21), as quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Loanda vão atender em horário estendido, das 17h às 20h. A ação faz parte da campanha março lilás, voltada à prevenção do câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde, a quarta maior causa de morte de mulheres.

O exame preventivo ou papanicolau serve para detectar alterações nas células do colo do útero e prevenir ou tratar de maneira precoce um possível câncer. Ainda conforme o Ministério da Saúde, esse é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre o público feminino no país, perdendo somente para o de mama e de colorretal.

Mulheres interessadas em fazer o exame preventivo devem entrar em contato com a Unidade mais próxima de casa pelos telefones disponíveis no Guia Comercial do Portal da Cidade [clique AQUI para ver].


LEIA TAMBÉM | Três pessoas morrem em cachoeira de Paranavaí


Segundo o Instituto Nacional do Câncer, para garantir um resultado correto do exame, a paciente deve seguir algumas recomendações, como: não ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; e evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização da coleta. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.


Nota da redação

ERRATA: anteriormente havíamos informado que as Unidades atenderiam em horário estendido de segunda A quinta-feira. No entanto, o atendimento será somente nesta segunda E na quinta-feira. Pelo erro, pedimos desculpas.

Fonte:

Deixe seu comentário