Portal da Cidade Loanda

Estação das flores

Primavera começa nesta quinta-feira (22); veja a previsão para a estação

Estação mais florida do ano tem início às 22h04; veja o que dizem os institutos meteorológicos

Publicado em 21/09/2022 às 13:45
Atualizado em

Simepar prevê chuvas abaixo da média para a estação. (Foto: Portal da Cidade Loanda)

Começa nesta quinta-feira (22), às 22h04, a primavera no Hemisfério Sul, estação que vai até o início da noite de 21 de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia. Em Loanda, a previsão é de que a estação mais florida do ano comece com chuva. Veja aqui a previsão completa.

Ainda segundo o Inmet, a umidade amazônica costuma ter efeito em outras importantes áreas do país, de forma a definir como serão as chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e no centro-sul da Região Norte.

O instituto meteorológico destaca que na Região Sul, são esperados episódios que podem resultar em chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.

“Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do país, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão”, acrescenta o Inmet.

Simepar

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), há indícios de intensificação do fenômeno La Niña na nova estação que se inicia, com probabilidade de 80 a 90%, que influenciará o clima no Paraná. A temperatura média do ar ficará dentro da normalidade para a estação em quase todo o Estado.

O cenário climático sugere que o volume de chuva ficará abaixo da normal climatológica em todo o Estado. Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, “na primavera costuma ocorrer o aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos e no volume de chuva”. A causa está na passagem de frentes frias e/ou quentes e outros sistemas de precipitação de curta duração. Desenvolvem-se em função das temperaturas altas e da maior quantidade de umidade no ar e em áreas próximas, como Paraguai, norte da Argentina e estados vizinhos.

Por ser considerada uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos, grande quantidade de raios e chuvas volumosas.  Assim, como o Inmet, o Simepar destaca que é esperada a atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) – aglomerados de nuvens de tempestade que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem no próprio Estado.

Fonte:

Deixe seu comentário