Portal da Cidade Loanda

Histórias loandenses

“Salvaram a vida do meu pai e eu quis retribuir”, afirma doador de sangue de Loanda

Jair Monteiro é a figura deste Histórias Loandenses em alusão ao Junho Vermelho. Há mais de 10 anos, ele faz a diferença para quem precisa de B+.

Publicado em 27/06/2026 às 11:00

Ele também atua como captador, incentivando outras pessoas. (Foto: Portal da Cidade Loanda)

Neste Histórias Loandenses do Portal da Cidade destacamos o Junho Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização e ao incentivo à doação de sangue, com um morador da capital das torneiras que transformou a preocupação com a saúde dentro de casa em um compromisso permanente com a vida de outras pessoas.

"Meu pai estava com câncer de próstata, precisou passar por uma cirurgia e também necessitava de doação de sangue. Ele estava em Loanda e eu longe. Voluntários estavam salvando ele, isso me marcou profundamente e eu quis retribuir o gesto a outros pacientes", relembra o loandense Jair Monteiro.


A partir dali, ele passou a manter uma rotina como doador. Na época, Jair morava no Mato Grosso, para onde havia se mudado a trabalho. Foram mais de duas décadas vivendo no Estado até decidir retornar à capital das torneiras para ficar mais perto do pai, dos filhos e dos irmãos.

"Fiz o concurso para motorista da Secretaria de Saúde de Loanda e passei. Logo que comecei a trabalhar descobri que a prefeitura disponibiliza transporte gratuito para doação de sangue e fui participar", conta.


Jair disse que, na primeira ida ao Hemonúcleo de Paranavaí em 2024, havia apenas quatro pessoas. Diante do número reduzido, ele se propôs a ajudar na mobilização e passou a atuar como captador de doadores de sangue em Loanda. Desde então, o grupo vem crescendo.

Jair Monteiro, 54 anos.

Histórias loandenses

Pretendo continuar até os 69 anos. Me faz feliz saber que estou incentivando, porque existe uma dificuldade de captar pessoas e também é preciso organizar uma estrutura para levar. Mas é gratificante estar nessa ação.

Jair Monteiro, 54 anos.

MAIS GENTE SALVANDO VIDAS

De acordo com a chefe do Hemonúcleo de Paranavaí, Elzenir Candiotto, a participação de doadores de Loanda aumentou. "As visitas aconteciam quatro vezes ao ano. Desde que o Jair está ativo, tem evoluído. Em junho, por exemplo, já são dois agendamentos, com quase 20 pessoas em cada. Já temos uma nova data marcada para agosto", afirma.

"Meu pai tem 93 anos e está tratando um câncer na bexiga. Como não é possível fazer cirurgia, precisa de doação de sangue frequente. Vendo essa realidade tão perto me faz engajar cada vez mais nessa causa tão importante. E convido que todos experimentem esse gesto de amor e solidariedade, uma bolsa de sangue ajuda até quatro pessoas", finaliza Jair.


Fonte: Portal da Cidade Loanda

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp