Portal da Cidade Loanda

Série Sem fronteiras

Conheça os estudantes que deixarão Loanda, Marilena e Planaltina rumo ao Canadá

Essa é a primeira reportagem da série "Sem Fronteiras" do Portal da Cidade, que vai entrevistar os adolescentes selecionados para o intercâmbio do Estado.

Publicado em 03/12/2023 às 08:20
Atualizado em

Grazielle, Stella, Maria Clara, Anderson e Luís deixam o Noroeste em breve. (Foto: NRE Loanda)

Anderson, Luís, Grazielle, Maria Clara e Stella. Esses são os cinco estudantes de colégios estaduais atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Loanda que deixam o extremo Noroeste do Paraná rumo ao Canadá no início do próximo ano, através do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado.

Além deles, outros nove alunos da região foram selecionados para ir à Nova Zelândia e Austrália. Em breve, todos serão estrelas de novas reportagens da série "Sem Fronteiras" do Portal da Cidade Loanda, que entrevista os adolescentes para saber como está a ansiedade e a preparação para a experiência almejada por muitos.

Intercambistas com o chefe do NRE Loanda, professor Ademir Saravalli. (Foto: NRE Loanda)

O mais novo dos cinco, Luis Otávio Salve, de 15 anos, estudante do colégio Guilherme de Almeida em Loanda, conta que nunca saiu do Brasil e sentiu uma mistura de surpresa e alegria ao ser convocado. "Eu espero encontrar muitas novidades, pessoas e lugares diferentes", relata o adolescente, que nasceu em Pariquera-Açu/SP e mora na capital das torneiras há 5 anos.

Luis com a família.

O outro morador de Loanda selecionado foi Anderson Silva, de 16 anos, estudante do colégio cívico militar Afonso Camargo. Ele relembra que nem acreditou quando foi convocado para o intercâmbio. "Espero que seja uma experiência única. Quero aproveitar ao máximo!", finaliza.

Anderson com a família.

Nascida em Planaltina do Paraná, a estudante Grazielle Bergamo, de 16 anos, descreve que essa também vai ser a primeira vez que deixará o Brasil. "Eu espero que lá seja incrível e que eu aproveite cada momento", relata. Ela foi a única adolescente mulher selecionada para o programa no colégio Marechal Arthur Costa e Silva, em Planaltina.

A realidade foi diferente no colégio Princesa Izabel, em Marilena, em que duas adolescentes foram convocadas para o "Ganhando o Mundo". Maria Clara dos Santos [à dir. da foto abaixo] e Stella Pereira, ambas de 16 anos, são amigas e estão ansiosas para as experiências que estão por vir.

"É incrível pensar que daqui um tempo eu e todos os intercambistas estaremos em outro país com novas pessoas, nova língua e nova cultura. Estou com muita expectativa para ir ao Canadá, sei que é um país lindo e diferente do Brasil. Também estou ansiosa para conhecer a família que vai me acolher e novos lugares, experimentar comidas, fazer amizades. Espero aprender muito", almeja Maria Clara.

Maria Clara com a família.

"Desejo que essa viagem para fora do país seja a primeira de muitas que estão por vir. Espero levar um pouquinho do Brasil para o Canadá e trazer um pouquinho do Canadá para cá. Será uma experiência única na minha vida, mas não posso deixar de falar que vou sentir falta do Brasil", afirma Stella.

Stella com os pais e a irmã.

SOBRE O GANHANDO O MUNDO

Além dos jovens do extremo Noroeste, outros 395 de outras cidades do Paraná vão ao Canadá no começo de 2024. Eles embarcam entre os dias 13 de janeiro e 2 de fevereiro, podendo ficar entre quatro e cinco meses no país de destino, estudando por um semestre nas escolas locais. Lá eles terão todos os custos pagos pelo Estado, incluindo auxílio de R$ 800,00 mensais.

Fonte:

Deixe seu comentário