Portal da Cidade Loanda

Coletiva de imprensa

Duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina deve ser confirmada em 2024

A Socipar atualizou a imprensa sobre outros projetos previstos para o Noroeste, como a ponte sobre o Rio Paraná, curso de Medicina e energia nos portos.

Publicado em 20/12/2023 às 09:31
Atualizado em

Explanação foi feita por membros da Socipar nesta terça (19). (Foto: Socipar)

O anúncio da duplicação da BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina, deve vir em fevereiro de 2024. A informação foi divulgada pela Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) nesta terça-feira (19), durante uma coletiva de imprensa realizada em Paranavaí.

Segundo a entidade, até lá o ministro dos transportes, Renan Filho, pretende convocar os membros da Socipar para apresentar o valor da tarifa que pode ser implementada na futura praça de pedágio prevista para ser instalada em Guairaçá.

"O deputado federal e secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, afirmou que a recontagem do fluxo de veículos feita em setembro deste ano justifica o investimento na duplicação da rodovia. Agora uma empresa que trabalha para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está conferindo esses números", pontua a Socipar.

Os membros da Sociedade ainda declararam que este é um momento de comemoração, pois se a contagem não tivesse sido refeita o trecho da rodovia, tão importante para o Noroeste, permaneceria apenas com terceiras faixas e praça de pedágio.


LEIA TAMBÉM | Ministro dos Transportes firma compromisso de rever duplicação da BR-376


PONTE SOBRE O RIO PARANÁ

Na coletiva também foi falado sobre a ponte que o Governo do Estado pretende construir sobre o Rio Paraná, ligando o distrito de Porto São José a Taquarussu, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a Socipar, essa demanda perdura há 9 anos. "É uma luta insistente que reduzirá aproximadamente 100km, fazendo com que a rota da BR-376 seja mais atrativa para o transporte de safra de grãos que vão ao Porto de Paranaguá para serem exportadas", enfatiza.

A previsão é que os estudos, que já estão sendo feitos na margem direita do Rio, região de Taquarussu, continuem no lado paranaense a partir de janeiro e sejam finalizados ainda no próximo ano. 


LEIA TAMBÉM | Confira os projetos aprovados na Câmara Municipal de Loanda em dezembro


CURSO DE MEDICINA NO NOROESTE

De acordo com a Socipar, novas reuniões com as faculdades interessadas em ofertar o curso de Medicina em Paranavaí devem ser feitas em janeiro. A ideia é que, até março de 2024, as universidades apresentem e convençam o Ministério da Educação (MEC) que têm condições de sediar a graduação, almejada pela região há 10 anos.

ENERGIA ELÉTRICA NOS PORTOS DA REGIÃO

Empresários de todo o Noroeste estão reclamando de picos e quedas de energia elétrica, o que prejudica principalmente as indústrias. "Os condomínios em Porto Rico, Porto São José, Porto Maringá alegam que a Copel não está entregando energia de qualidade", explica a Socipar. Sobre isso, a entidade pretende se reunir com a Companhia já no começo do próximo ano.

Fonte:

Deixe seu comentário