Portal da Cidade Loanda

Cuidado com a Saúde

Santa Isabel do Ivaí retoma reuniões do Hiperdia para população da área rural

Encontro, organizado pela ESF, foi no salão de eventos da igreja do ramal 7 e tem como objetivo acompanhar os pacientes que tenham diabetes ou hipertensão

Publicado em 26/08/2022 às 14:27
Atualizado em

Participantes receberam orientações e fizeram atividade física. (Foto: ESF Santa Isabel do Ivaí)

A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da área rural de Santa Isabel do Ivaí, retornou na última quarta-feira (24) as reuniões mensais do programa Hiperdia, voltadas às pessoas com hipertensão e diabetes.

O encontro foi no salão de eventos da igreja do ramal 7 e tem como objetivo acompanhar os pacientes que convivam com essas duas doenças, realizando procedimentos de rotina como: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, pesagem, medição da circunferência abdominal, entrega de medicamentos e atualização do calendário vacinal.


Também participaram do encontro a cirurgiã dentista, Camila Cardoso Barbosa, que palestrou sobre a importância da escovação bucal e higienização de próteses dentárias.

Os (as) participantes também realizaram atividades físicas de alongamento, sob orientação da médica Vanda Neves Pereira e aprenderam sobre a importância dessa rotina para a qualidade de vida de quem tem diabetes ou hipertensão.

O retorno do Hiperdia também contou com um café especial e uma recordação do 1º encontro para cada um dos participantes.

Fonte:

Deixe seu comentário