Portal da Cidade Loanda

Noroeste

1º Simpósio de turismo religioso ocorre nesta quarta (12) em Paranavaí

Evento é organizado pela Diocese de Paranavaí em parceria com a Amunpar e vai tratar sobre o potencial do turismo religioso na região noroeste

Publicado em 10/06/2024 às 13:35
Atualizado em

Cruz Missioneira é uma das atrações do turismo religioso, em Querência do Norte. (Foto: Diretoria de Turismo Querência do Norte)

Acontece nesta quarta-feira (12), na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), em Paranavaí, o 1º Simpósio de Turismo Religioso. O objetivo do projeto é mostrar para os gestores públicos e privados o potencial do turismo religioso na região noroeste.

O evento é organizado pela Diocese de Paranavaí em parceira com a Amunpar e tem o apoio de outros órgãos como: Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná, Encontro das Águas e Biomas, Águas do Arenito Caiuá (Aarca) e Secretaria Estadual de Turismo.

O simpósio, com início previsto para às 9h, contará com palestrantes que trarão exemplos e cases de sucesso de investimento em turismo religioso e privado, entre eles:

  • Leila Miotto Amade, prefeita de Juranda/PR, cidade considerada a "Terra do Milagre", que vai contar como está transformando o município em um espaço de turismo religioso de visitação.
  • Padre Roberto Medeiros, do Santuário São Miguel Arcanjo, de Bandeirantes/ PR, que vai explicar de que forma turismo religioso transformou a região, levando em conta aspectos como devoção da comunidade, geração de emprego e renda.
  • Rodrigo Ferro, empresário responsável por empreendimento privados no ramo do turismo, como o Morro dos Anjos em Bandeirante/PR e o Tayayá, em Porto Rico.

A participação no evento é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever por meio de formulário online - clique aqui. No momento da inscrição também é possível conferir a programação completa do evento.

De acordo com Guto Renato Berto, diretor de turismo em Querência do Norte, e membro da Instância de Governança Regional (IGR) do Turismo Encontro das Águas e Biomas (com sede em Loanda), o evento é voltado para o turismo de todas religiões e será um momento enriquecedor de troca de conhecimentos e experiências.

"Queremos mostrar ao poder público, que temos um potencial muito forte no turismo religioso, não só na esfera Católica, mas em outras religiões. Com isso, todos ganham: o artesão, o comércio, o dono da pousada, do hotel, movimenta muito a economia", explica Berto.

Ele ainda lembra que ideia do simpósio surgiu durante um congresso em Paranaguá, onde também participaram o Secretário de Turismo de Porto Rico, Murilo Góis, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Querência do Norte (Comtur), Leandro Lopes, e o Coordenador Geral do GT do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, que estará presente no simpósio.

"Durante esse evento, nós contamos para o Eliseu a história da nossa região, no que se refere ao turismo religioso, e ele veio conhecer esse potencial. Depois disso, nós levamos essa ideia para o bispo [Dom Mário], ele gostou da ideia e surgiu o primeiro simpósio", finaliza Berto.




Fonte:

Deixe seu comentário