Portal da Cidade Loanda

Sem fronteiras

Intercambistas de Loanda e região chegam aos países de destino

Selecionados no programa Ganhando o Mundo desembarcaram no exterior entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. O Portal da Cidade falou com três deles

Publicado em 17/02/2024 às 07:42
Atualizado em

Estudantes de Marilena e Itaúna do Sul. (Foto: Acervo pessoal)

Quatorze adolescentes de cidades pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Loanda, selecionados para intercâmbio na Nova Zelândia, Austrália e Canadá através do programa Ganhando o Mundo, chegaram nos países de destino. Agora, eles devem permanecer por seis meses nos lugares, estudando e adquirindo experiências.

Maria Clara Farina dos Santos, de Marilena, cidade vizinha de Loanda, embarcou rumo à Sydney Mines, província de Nova Escócia, no Canadá. Durante o embarque, contou ao Portal da Cidade que se sentia muito feliz e animada. "Não vejo a hora de conhecer tudo", relatou.

A jovem é estudante do colégio Princesa Izabel e foi surpreendida por bastante neve no país que será a casa dela pelos próximos meses. "Aqui é muito diferente, mas muito legal, estou conhecendo a cultura deles e conhecendo novos lugares também", disse.


LEIA TAMBÉM | Conheça os estudantes que deixarão Loanda, Marilena e Planaltina rumo ao Canadá


De gorro na cabeça, Maria Clara, uma das duas selecionadas de Marilena.

Para a também aluna do colégio Princesa Izabel, Stella Karla Viera Pereira, a experiência em um novo país é um grande aprendizado. Ela foi selecionada para ir ao Canadá.


"É um pouco difícil viver em um país em que não sabemos conversar fluentemente. No Brasil, eu vivia com o fácil. Agora preciso romper minha zona de conforto. Aqui estou me esforçando mais, isso é ótimo para me autoconhecer. Quem puder vivenciar uma experiência como esta, recomendo que aproveite", aconselha.

Outra contemplada pelo Ganhando o Mundo no noroeste paranaense é Ana Albiny Costa, do colégio Rui Barbosa em Itaúna do Sul. Ela desembarcou na cidade de Perth, na Austrália. As redes sociais foram as escolhidas para compartilhar detalhes da viagem, mostrando horas de voos, um total de 14h e o primeiro dia de aula.


A adolescente relata que o primeiro momento foi de encontro com a família que irá acolhê-la durante o intercâmbio. Agora, os objetivos da jovem são conhecer novos lugares e ter novas experiências culturais. "Estou 'colecionando momentos'", destacou a estudante aproveitando um dia de praia.

Perth é a capital e maior cidade da Austrália Ocidental.

SOBRE O GANHANDO O MUNDO
O programa foi criado com o propósito de ampliar o repertório cultural e acadêmico dos estudantes, assim como oferecer a vivência e experiência em outros países. Visa potencializar o desenvolvimento da autonomia e aprimorar o domínio da língua inglesa. Além de ter todas as despesas pagas, os alunos recebem um auxílio mensal de R$ 800,00. 

(Foto: Lucas Fermin/AEN)

Fonte:

Deixe seu comentário