Portal da Cidade Loanda

Série Sem Fronteiras

7 estudantes da região de Loanda embarcam para a Nova Zelândia no início do ano

Adolescentes de seis cidades do extremo noroeste foram selecionados para esse destino por meio do programa de intercâmbio "Ganhando o mundo"

Publicado em 10/12/2023 às 08:42
Atualizado em

À frente, a Aluna Gabriela Lemes, de Santa Isabel do Ivaí. (Foto: Arquivo Pessoal/ Gabriela Lemes)

A segunda reportagem da série  "Sem Fronteiras" do Portal da Cidade Loanda apresenta os estudantes da região que embarcam para a Nova Zelândia no início do ano que vem. Sete adolescentes arrumam as malas para encarar desafios de uma nova cultura pelos próximos meses. 

Além deles, outros sete alunos da região foram selecionados para vivenciar experiências no Canadá e Austrália. Eles viajam com tudo pago pelo governo do Paraná, por meio do programa de intercâmbio "Ganhando o Mundo" e ficarão entre quatro e cinco meses no país de destino, estudando por um semestre nas escolas locais.


LEIA TAMBÉM: 

Conheça os estudantes que deixarão Loanda, Marilena e Planaltina rumo ao Canadá


A jovem Caroline de Mendonça Pereira, de 16 anos, moradora da cidade de Diamante do Norte foi uma das selecionadas para vivenciar essa experiência no país da Oceania, famoso por suas belezas naturais. Aluna do Colégio Estadual Reynaldo Massi, de Diamante do Norte, ela conta que essa será a sua primeira viagem internacional.

Caroline de Mendonça Pereira, 16 anos, Diamante do Norte

"Eu nunca imaginei que conseguiria ir para um intercâmbio. Fiquei muito surpresa e orgulhosa por conseguir essa oportunidade de ser uma intercambista dentre mil alunos do Paraná. Eu espero conhecer pessoas e uma cultura diferente."

Caroline de Mendonça Pereira, 16 anos, Diamante do Norte

Caroline e outros estudantes selecionados no programa.

Itaúna do Sul também terá uma representante cruzando as fronteiras, é a Mariana Romanelli Boso, de 16 anos, do Colégio Estadual Rui Barbosa. Ela também nunca viajou para fora do país e diz estar ansiosa pela nova experiência.

 "É uma sensação inexplicável, é uma oportunidade incrível e estou muito animada para o intercâmbio. Eu espero conseguir aprender sobre a cultura da Nova Zelândia e aproveitar cada momento dessa oportunidade. Também quero passar um pouco da nossa cultura pra eles, além de ter um bom relacionamento com as pessoas de lá", revela a adolescente.

De Santa Cruz de Monte Castelo, quem vai "Ganhar o Mundo" é a Ariely Porto Alexandre, do Colégio Estadual Soldado Constantino Marochi. Ela, que já está com o passaporte pronto, conta que agora parte para os ajustes finais da viagem, com grandes expectativas.

"Será a minha primeira viagem internacional. Foi muito gratificante, não esperava que fosse sair do Brasil tão rápido. Espero que a família que vai me receber seja muito legal comigo, que eu possa visitar lugares turísticos e faça muitos amigos", diz a jovem.

Da cidade vizinha de Loanda, Santa Isabel do Ivaí, quem embarca para a Nova Zelândia é a Gabriela Lemos de Oliveira, de 17 anos. A adolescente é aluna do Colégio Cívico Militar Alberico Marques da Silva. 

 Gabriela Lemos de Oliveira, 17 anos, Santa Isabel do Ivaí

"Fiquei muito emocionada, é uma oportunidade única que abrirá muitas portas em minha vida. Espero conhecer novos amigos, outras culturas e voltar com novas experiências"

Gabriela Lemos de Oliveira, 17 anos, Santa Isabel do Ivaí

Gabriela já está com o passaporte pronto.



Além deles, outros três adolescente da região embarcam juntos para o mesmo destino, são eles:

  • Lorena Mariano Casali, de Querência do Norte
  • Ana Vitória Cruz, de Santa Cruz de Monte Castelo
  • Andrey Silva, de Santa Mônica

A Nova Zelândia é um país arquipélago situado na Oceania, a sudeste da Austrália. O turismo é uma das principais atividades econômicas do país, famoso por suas muitas belezas naturais, como montanhas cobertas de neve, praias deslumbrantes, rios e lagos azuis cristalinos, cidades limpas e organizadas, áreas hidrotermais e muito mais.

SOBRE O GANHANDO O MUNDO

Além dos jovens do extremo Noroeste, outros 395 de outras cidades do Paraná vão ao Canadá no começo de 2024. Eles embarcam entre os dias 13 de janeiro e 2 de fevereiro, podendo ficar entre quatro e cinco meses no país de destino, estudando por um semestre nas escolas locais. Lá eles terão todos os custos pagos pelo Estado, incluindo auxílio de R$ 800,00 mensais.

Fonte:

Deixe seu comentário