Portal da Cidade Loanda

1.200 alunos

Paraná abre inscrições para maior edição do intercâmbio Ganhando o Mundo

Além de ser a maior edição, vai incluir pela primeira vez a Irlanda na lista de destinos, ao lado de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.

Publicado em 29/02/2024 às 08:05

O programa foi lançando em 2019 e, desde então, em suas quatro edições, 1.240 estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo. (Foto: Lucas Fermin/Seed)

Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado viabilizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). São 1.200 vagas disponíveis para estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

Esta será a maior edição do programa, além de incluir pela primeira vez a Irlanda na lista de destinos, ao lado de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Os embarques dos intercâmbios estão programados para acontecerem a partir de janeiro de 2025.

Os alunos interessados podem se inscrever até o dia 19 de abril na Área do Aluno (sistema próprio da Seed). O edital pode ser consultado AQUI. Para se inscrever é necessário ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual, além de ter idade entre 14 e 17 anos.


LEIA TAMBÉM | Intercambistas de Loanda e região chegam aos países de destino


Entre os critérios de seleção do programa estão o desempenho acadêmico do ano anterior (médias iguais ou superiores a 7,0 em cada uma das disciplinas da Matriz Curricular nas avaliações ao processo seletivo, constatadas no Sistema Estadual de Registro Escolar – SERE); frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas; participação em atividades extracurriculares e pontuação obtida no Programa Aluno Monitor.

Cada município terá uma vaga e outras 100 serão destinadas a beneficiários do Bolsa Família e 701 vagas serão distribuídas conforme critérios da Seed especificados no edital. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 200 para a Austrália, 500 para o Canadá, 150 para Irlanda, 200 para Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido. O resultado da classificação está marcado para maio.

“É com imensa alegria que anunciamos a edição 2024/2025 do Ganhando o Mundo, reconhecendo a importância que o programa tem desempenhado entre os estudantes do ensino médio da rede estadual que, ao retornarem de suas jornadas, voltam não apenas mais maduros e profissionalmente preparados, mas trazem à comunidade escolar uma visão mais ampla do mundo, inspirando seus colegas e educadores e promovendo um ambiente escolar mais diverso, inclusivo e globalmente consciente”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

Fonte:

Deixe seu comentário