Portal da Cidade Loanda

Atletismo

Atleta da Apae de São Pedro do Paraná se prepara para competição no Chile

Micheli Barbosa, 14, foi campeã brasileira dos Jogos Escolares Brasileiros 2023, em duas modalidades e agora busca apoio para competição internacional

Publicado em 13/11/2023 às 14:35
Atualizado em

Micheli e o treinador Tiago celebraram a medalha de ouro nos JEBS. (Foto: Arquivo/ Tiago)

Micheli Aparecida Barbosa, de 14 anos, conheceu o atletismo a menos de um ano e já se consagrou campeã brasileira nas provas de 80 metros rasos e salto em distância, ambas do atletismo, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, que aconteceram de 27 de outubro a 3 de novembro em Brasília/ DF. Agora, ela se prepara para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americanos, que será realizado no Chile, no próximo mês.

A adolescente, que é moradora do distrito do Porto São José, em São Pedro do Paraná, e aluna da Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais (Apae). Ela conheceu o atletismo por meio do professor de Educação Física, e agora treinador, Tiago Sousa dos Santos.  


 A pequena velocista, que compete em uma categoria de esporte adaptado, foi um dos destaques nos jogos nacionais, com o tempo de 11.48 segundos nos 80 metros rasos, e marca de 4,39 metros no salto em distância, garantindo  medalha de ouro nas duas modalidades. No distrito, ela foi recebida com carreata, organizada por familiares e amigos.

“O tempo dela nos 80 metros se aproxima do da campeã sul-americana, e vamos para o Chile tentar derrubar essa marca”, disse o treinador Tiago que realiza as atividades com a atleta duas vezes por semana.   



De família humilde e sem condições financeiras, a pequena atleta, que se diverte nas águas do Rio Paraná e treina nas ladeiras do Porto São José, foi a única a competir em Brasília, sem sapatinhas e sem o bloco de partida, equipamentos essenciais para um melhor desempenho e que ela ainda não tem para os treinos. 

“Com esses equipamentos e mais um bom tênis para os treinos tenho certeza que conseguiríamos melhorar o tempo da Micheli”, destacou o treinador que vê na atleta um grande potencial para o atletismo brasileiro.



Micheli também participou das provas de revezamento por equipe e no lançamento de peso, mas seu foco agora é nos 80 metros rasos e no salto em distância, modalidades onde a campeã brasileira tem maiores chances de trazer medalhas para o Brasil. 

“É o que eu quero para minha vida, ser uma boa atleta e representar nosso país. Para mim foi uma surpresa esses resultados, e já sonhei com a medalha no Chile”, declarou a atleta que tem outro sonho: o de representar o Brasil no mundial que acontece em 2024, em Paris, na França.

A passagem e hospedagem de Micheli e do Técnico serão pagas pelo Governo Federal, mas empresários da cidade e região que tenham interesse em patrocinar a atleta, contribuir com as despesas do treinamento ou ajudar na compra dos equipamentos necessários, podem entrar em contato com o treinador Tiago, pelo telefone:  44 9772-0770.

Fonte:

Deixe seu comentário