Portal da Cidade Loanda

Muay Thai

Lutadoras de Loanda e Santa Isabel do Ivaí disputam mundial na Tailândia

Patrícia Vargas, de 25 anos, e Maria Victória, de 11 anos, serão as primeiras mulheres a representar a região no Muay Thai, em um evento desse porte

Publicado em 21/12/2023 às 08:11
Atualizado em

As lutadoras Patrícia (à esq.) e Maria Victória (à dir). (Foto: Arquivo/ Ricardo Veiga)

As lutadoras de Muay Thai, Patrícia Cordeiro Vargas, de 25 anos, moradora de Loanda, e Maria Victória Viana, de 11 anos, de Santa Isabel do Ivaí, acabam de ser convocadas para participar do Amazing Muay Thai Festival, um campeonato mundial de Muay Thai, que acontece em fevereiro de 2024, em Bangkok, na Tailândia.

Elas serão as primeiras atletas da região a participar de um evento desse porte. A competição será uma oportunidade para as esportistas buscarem títulos mundiais amadores da WBC Muay Thai, uma das principais entidades responsável por supervisionar e regular lutas de campeonato mundial e classificações em diversas categorias de peso.

A mais jovem das atletas, Maria Victória, treina pelo projeto social da prefeitura de Santa Isabel do Ivaí, há 2 anos. Ela já é campeã paranaense e está há oito lutas invicta. Na Tailândia vai disputar na categoria sub 12 até 50 kg.



Já Patrícia, que iniciou no esporte para superar crises de ansiedade, pratica o Muay Thai há 3 anos. Em nove lutas, ela contabiliza sete vitórias. A jovem disputará na categoria adulto até 57 kg. As duas representam a equipe do mestre Ricardo Veiga, a Brazilian Fight Team.


Veiga, que é o treinador das lutadoras, explica que essa é uma oportunidade para a região se destacar no esporte feminino, pois há a possibilidade das atletas serem as primeiras mulheres no Brasil a alcançarem o cinturão mundial de Muay Thai pela WBC.

"Já estivemos na Tailândia em 2015, no mundial, com o atleta Fábio Medalha, de Loanda, que ficou em terceiro lugar. Agora, após 8 anos, estamos levando as mulheres para representar nosso país", explica o mestre, que também é esposo de Patrícia.

Ricardo e Patrícia

A ida para a Tailândia, berço do Muay Thai, no entanto, vai necessitar de apoio de órgãos públicos e privados que queiram patrocinar as atletas e o treinador, já que o custo médio com a viagem de cada um sairá em torno de R$ 9 mil.

"Estamos conversando com alguns representantes do município para tentar pleitear as passagens, por meio da lei de incentivo ao esporte, para representar o Brasil nesse evento tão importante", disse o treinador.

Empresas interessadas em patrocinar as atletas podem entrar em contato com Ricardo Veiga pelo WhatsApp:  44 99764-1923.


Fotos: Arquivo pessoal/ Ricardo Veiga



Fonte:

Deixe seu comentário