Portal da Cidade Loanda

Eleições 2022

TRE começa a preparar urnas eletrônicas para eleições

Cerimônias de carga e lacração e geração de mídias serão realizadas em 154 fóruns eleitorais, incluindo em Loanda. Veja quando vai ser e como acompanhar.

Publicado em 17/09/2022 às 09:16
Atualizado em

Em todo o estado, mais de 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas. (Foto: Tribunal Regional Eleitoral (TRE))

A partir deste sábado (17) até o dia 26 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza as Cerimônias de Carga e Lacração, que preparam as urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições.

Em todo o estado, mais de 25,8 mil urnas serão preparadas, testadas e lacradas para, na véspera das eleições, serem distribuídas a 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios, incluindo Loanda.

A cerimônia, que acontece nos 154 fóruns eleitorais do Paraná, é pública e pode ser acompanhada por qualquer pessoa. Em Loanda, será realizada na última segunda-feira do mês (26), das 9h às 15h, no Fórum Eleitoral, conforme programação do TRE. 


LEIA TAMBÉM

Loanda realiza a 24ª taça prefeito de gateball neste domingo (18)


GERAÇÃO DE MÍDIAS

A carga e lacração é precedida da Cerimônia de Geração de Mídias, em que constam os dados das tabelas de partidos políticos, federações e coligações; eleitoras e eleitores; seções com as respectivas agregações; e candidatas e candidatos.

As mídias são utilizadas para a carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos da urna e gravação do resultado. Em Loanda, esta cerimônia será na próxima sexta-feira (23), das 10h às 15h.


LEIA TAMBÉM

Fim de semana em Loanda deve ser quente e sem chuvas


FISCALIZAÇÃO

Partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são convocados para acompanhar as cerimônias. Nos atos, os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados.

Fonte:

Deixe seu comentário