Portal da Cidade Loanda

Mundo animal

Conheça a fotógrafa que flagrou mais de 200 espécies de animais no Rio Paraná

A bióloga Michele Gimenes já fotografou animais ameaçados de extinção, como a onça pintada e o mutum de penacho. A maioria das imagens são de Porto Rico.

Publicado em 25/06/2023 às 09:14
Atualizado em

Onça-pintada, maior felino das Américas. (Foto: Michele Gimenes)

Macaco tomando água. (Foto: Michele Gimenes)

Lontras às margens do rio. (Foto: Michele Gimenes)

João Pinto flagrado em Porto Rico. (Foto: Michele Gimenes)

Sucuri tomando sol. (Foto: Michele Gimenes)

Maria Eduarda Oliveira

Fotografia amadora são termos que não se aplicam ao talento da bióloga e empresária Michele Gimenes. Ela e a família têm casa em Porto Rico e, por isso, já teve a oportunidade de flagrar mais de 200 espécies de animais que vivem na região do Rio Paraná.

Michele conta que começou a fotografar na pandemia, mas guardava todos os registros. O marido sempre a incentivou a divulgar as belas imagens e em 2022 ela decidiu expor boa parte do acervo em um perfil no Instagram @rioparanaselvagem.

Michele Gimenes, @rioparanaselvagem

DIVERSIDADE

Um dia mostrei a foto de um saí-azul [abaixo] para uma mulher que vive em Porto Rico há 30 anos. Ela me disse que nunca tinha visto a espécie, foi aí que percebi que muitos moradores não têm noção da diversidade de animais que vive na região.

Michele Gimenes, @rioparanaselvagem


Entre os animais raros flagrados pela Canon R5 com lente de 150-600mm estão: onça-pintada [foto de capa]; mutum-de-penacho [foto abaixo], ambos ameaçados de extinção; e espécies de maçarico [foto abaixo], ave migratória que se reproduz no hemisfério Norte. Além dos cliques feitos na região do Rio Paraná, a bióloga tem registros no Rio Baía/MS, incluindo de cervos [foto abaixo], lontras, jacarés e capivaras.


A empresária já flagrou cobras se alimentando de pássaros e o contrário também. Ela relata que muitas vezes fica aproximadamente 1h perto dos animais para conseguir o melhor ângulo. "Eu fotografo sozinha, com muita paciência", pontua.


"É preciso conhecer para preservar". Essa é o pensamento que a bióloga leva quando decide sair para fotografar às margens do rio. "Essa frase sempre me tocou muito! Se nós não conhecemos os animais que ali habitam, vamos preservar o que? Pretendo mostrar um pouco, através do meu olhar, as preciosidades que temos na região", finaliza Michele.


CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS QUE DESTACAM A FAUNA DO RIO PARANÁ

  1. Pescadores capturam peixe de 1,60 metro no Rio Paraná, em Porto Rico
  2. Três onças-pintadas são flagradas nadando no Rio Paraná, em Porto Rico
  3. Cervo é flagrado atravessando o Rio Paraná
  4. Dez tucanos são flagrados na mesma árvore em Porto Rico
  5. Lontra é flagrada se divertindo às margens do Rio Paraná

Fonte:

Deixe seu comentário