Portal da Cidade Loanda

Poeta loandense

Dia do Escritor: conheça o loandense que tem quase 30 poesias publicadas

Os poemas de Osiaste de Brito integram coletâneas Brasil à fora. Há 26 anos, ele venceu o 1º concurso de poesias de Loanda, com o poema "Mãe Loanda".

Publicado em 25/07/2023 às 08:12
Atualizado em

Atualmente ele ocupa o cargo de diretor de Cultura de Loanda. (Foto: Divulgação)

O que leva alguém a escrever? O Dia do Escritor no Brasil, celebrado em 25 de julho, foi criado em 1960 para dar mais visibilidade aqueles que dedicam a vida para narrar, entreter e ensinar por meio da escrita. Quatro anos depois, nasceria o loandense e escritor Osiaste Tertuliano de Brito.

Osiaste de Brito, escritor loandense

Paixão por poesia

Desde pequeno eu prestava atenção nas músicas interpretadas pelos cantores da Música Popular Brasileira (MPB), vindo assim o meu encanto pela poesia. Participei de vários concursos literários, inclusive em alguns países da Europa e da América do Norte, como Portugal, França, Espanha e Estados Unidos, além de Estados brasileiros. Com isso, alcancei vários prêmios.

Osiaste de Brito, escritor loandense

Atualmente, com 58 anos, formado em Letras, cursando o último ano de Pedagogia e atuando como diretor municipal de Cultura, De Brito publicou 27 poesias em coletâneas de livros e revistas espalhadas pelo Brasil, outros 160 textos são divulgados em uma página na internet.

Entre os prêmios conquistados até aqui está o 1º concurso de poesias de Loanda, realizado em 1997. Osiaste ficou em 1º lugar com o poema "Mãe Loanda". Ele se tornará membro da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap) no próximo mês e conta que o maior sonho é "Cair na mente do povo!".

MÃE LOANDA!

De teu ventre saiu argila,

Do Criador à criatura;

Que hoje um escriba,

Homenageia-te com ternura!

O QUE LEVA ALGUÉM A ESCREVER?

"O tema central de todo poeta é o amor, Quando começamos a descobrir o amor, escrevemos sobre ele, ou é correspondido ou não, platônico talvez. Aqueles que adquirem ou já têm o dom, continuam [a escrever]. A inspiração da poesia é um estado de espírito, verdadeiramente um dom de Deus", finaliza o loandense.

Fonte:

Deixe seu comentário