Portal da Cidade Loanda

Cultura popular

Há 60 anos, grupo Estrela do Oriente mantém tradição da Folia de Reis em Loanda

Companhia, que acumula mais de seis décadas de atuação, vai participar do 40º Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí, no próximo domingo (17)

Publicado em 14/03/2024 às 07:33
Atualizado em

Grupo reúne cerca de 25 integrantes. (Foto: Grupo Estrela do Oriente)

|Eloíse Fernandes|

Acontece no próximo domingo (17) a 40ª edição do Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí, um evento tradicional e gratuito que reúne companhias de várias cidades do noroeste. Neste ano, sete grupos estão confirmados para participar do festival, que acontece das 14h às 18h, no Centro Esportivo do Sesc Paranavaí. Uma das cidades que terá representantes é Loanda, com o grupo "Estrela do Oriente", que existe há mais de 60 anos.

O Portal da Cidade foi conhecer a história dessa companhia, que todos os anos mantém a tradição de sair pelas ruas da cidade e região carregando a bandeira dos Santos Reis e anunciando a chegada do menino Jesus.

Cristiano de Souza Oliveira, de 36 anos, conhecido como Beibe, é um dos que coordena as atividades do grupo atualmente. Há 24 anos como integrante e tendo passado por diversas funções, hoje ele é mestre embaixador e 'festeiro", responsável por direcionar a bandeira durante as 12 noites que percorrem Loanda e cidades da região, como São Pedro do Paraná, Porto Rico, Santa Mônica e Santa Isabel do Ivaí.

"Há mais de 60 anos essa bandeira foi fundada. Hoje sou o responsável por organizar as atividades, mas têm muitas pessoas que me ajudam também. A tradição foi passada de geração em geração", explica Beibe, que começou no grupo aos 10 anos de idade, e faz questão de lembrar da importância de todas as pessoas que fundaram ou já fizeram parte do Estrela do Oriente.

"No grupo temos integrantes de todas as idades. Temos criança que não completou nem um ano ainda, até aqueles com mais de 60 anos. O que está há mais tempo é o nosso mestre embaixador, Carlos Alberto Donato, conhecido como Tubaína. Ele está há mais de 50 anos. Foi com ele que aprendi tudo o que sei hoje sobre Folia de Reis, é o cara que mais entende na nossa companhia", salienta.



Ao longo de mais de duas décadas dedicadas à essa cultura popular, Beibe, trouxe também a família para junto do grupo.  Atualmente, a esposa e três filhas também fazem parte da companhia. "Minha filha começou bebezinha vestindo a farda de Bastião [palhaço]. Sempre tentamos incentivar os mais novos a começarem a participar, aprender e pegar o gosto, para não deixar a tradição morrer. Depois que entrei, veio minha mãe, meu pai, minha esposa, minhas filhas, minhas irmãs, minha sogra, sobrinhos...", acrescenta.

A formação atual do Estrela do Oriente conta com cerca de 25 integrantes fixos e nos festivais o grupo chega a levar até 35 pessoas, incluindo os acompanhantes. As apresentações na região iniciam no dia 24 de dezembro e se encerram no dia 6 de janeiro, com a festa dos Santos Reis.



"A nossa companhia é uma das que tem a maior festa de Reis da região. É muito gratificante quando chegamos em uma casa e a pessoa segura a bandeira, celebra e ajuda com ofertas para a festa", diz.

Ao longo das edições do festival do Sesc o grupo também  já se apresentou várias vezes, além de marcar presença em outro eventos pela região.

"Já participamos de vários festivais. Sempre temos um apreço por esses eventos e faço de tudo para não deixar a tradição morrer. Somos convidados a ir em vários locais para levar nossa bandeira, cantoria e conforto para as pessoas que são devotas dos Santos Reis. Eu respiro folia de Reis, amo de paixão. Na maioria das vezes somos bem acolhidos, procuramos sempre fazer o bem, levando a mensagem de Jesus Cristo para a casa de cada um", finaliza.


Sobre o Festival

 O Festival Sesc de Folia de Reis é celebrado desde 1982 pela Unidade Sesc Paranavaí. Integrante do Sesc Regionalidades, o  evento chega a sua 40ª edição em 2024 com programação gratuita para toda a família.

Sete grupos paranaenses de Folia de Reis se apresentarão neste festival que busca valorizar e preservar o patrimônio cultural imaterial. A programação inclui também a participação do Grupo de Cantos da Terceira Idade do Sesc Paranavaí, declamação de poesia com Dorival Torrente e shows musicais.

Os grupos de Folia de Reis participantes nesta edição do evento são:

  1. Estrela do Oriente, de Loanda;
  2. Estrela Guia, de Paranacity;
  3. Anunciando Rei Messias, de Maringá;
  4. Companhia Canarinho, de Longuinópolis - Braganey;
  5. Mensageiros da Paz, de Londrina;
  6. Sol Nascente, de Juranda;
  7. Luz do Oriente, de Graciosa.

Após as apresentações, os grupos receberão menção honrosa do Sesc Paraná, representados por seus embaixadores. O embaixador do Festival, Dorival Torrente, também será homenageado por sua trajetória junto à Folia de Reis.

A programação do 40º Festival de Folia de Reis contará com um show da Orquestra Municipal de Paranavaí, além de feira gastronômica e de artesanato e atividades de recreação para as crianças. O encerramento do evento trará show da Banda Garrafão.

Apoiam esta edição do evento a Fundação Cultural de Paranavaí e a Casa do Artesão.

SERVIÇO

Data: 17 de março de 2024

Horário: das 14h às 18h

Local: Centro Esportivo do Sesc Paranavaí

Endereço: Rua Percy Guimarães Cleve, 1.115 - Jardim Novo Ouro Branco, Paranavaí.


Fonte:

Deixe seu comentário