Portal da Cidade Loanda

Evento Gratuito

Santa Isabel do Ivaí e Santa Cruz de Monte Castelo recebem espetáculo teatral

Apresentação gratuita “Uma história que não se conta: Ernesto e eu” será nesta quarta (13) e quinta-feira (14); veja locais e horários

Publicado em 13/03/2024 às 14:04
Atualizado em

Espetáculo fará uma circulação por 10 cidades paranaenses. (Foto: Lírica Aragão)

O espetáculo teatral “Uma história que não se conta: Ernesto e eu”, solo do ator Renan Parma, será apresentados nas cidades de Santa Isabel do Ivaí, nesta quarta-feira (13) e Santa Cruz de Monte Castelo nesta quinta-feira (14).

O ator apresenta a peça, que tem tem classificação livre e duração de 40 minutos, em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob a direção de Andresa Viotti.

Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. Sensível a questões interpessoais, busca abordar temas como tristeza, bullying, sentimento de perda, solidão e amizade. A dramaturgia surgiu inspirada no livro “Ernesto”, de Blandina Franco, e tem a produção da Cia Forféu.

Montado originalmente pelo Prêmio Aniceto Matti, o espetáculo aconteceu no formato online em 2021 e agora ganha uma remontagem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, que irá viabilizar as apresentações sempre gratuitas.

"A nova roupagem do espetáculo caminha ao encontro de um ambiente lúdico, aconchegante e acolhedor. Por meio de brincadeiras e memórias compartilhadas, a peça busca interagir com o público infantil de igual pra igual, olhando nos olhos e respeitando as vivências particulares de cada criança. Embora seja um espetáculo que fala sobre "dores", procuramos fazer isso de forma poética e sensível", comenta a diretora, Andresa Viotti.

“A versão online foi construída a partir da metáfora da janela, seja a janela da casa ou do computador. Agora na versão presencial, o espetáculo retoma a ideia original do encontro e da superação das diferenças por meio do estado de brincadeira”, explica o ator e idealizador do projeto.

Até o mês de abril o espetáculo ainda passará pelas cidades de Loanda e Querência, em datas a serem divulgadas.

Em Santa Isabel do Ivaí, a peça será apresentada nesta quarta-feira, às 15h no Centro Cultural Alberto Pacheco (Rua Professora Dulce Cristi, 1170, Centro.

Já em Santa Cruz de Monte Castelo, a apresentação será nesta quinta-feira (14), às 14h na Casa da Cultura Monteiro Lobato , localizada na Rua das Guianas, s/n.

Fonte:

Deixe seu comentário