Portal da Cidade Loanda

Amigos que correm

Grupo de amigos reúne mais de 30 pessoas para correr em Loanda

Correr não basta! Melhorar a autoestima e a saúde dos (as) membros (as) são alguns dos motivos que fazem esse pessoal sentir tanto amor pelo esporte.

Publicado em 03/12/2022 às 09:40
Atualizado em

Grupo treina no Centro Social Urbano de segunda a quinta-feira. (Foto: Amigos que Correm)

Fazer exercício físico é sempre um problema para boa parte da população. Mas as desculpas são simplesmente desculpas para os (as) membros (as) do grupo Amigos que Correm, de Loanda. A turma de mais de 30 pessoas se reúne para mandar a preguiça embora e correr pela capital das torneiras.

O Portal da Cidade conversou com parte desse pessoal para entender o que traz tanta inspiração para praticar o esporte. A membra Luciana Nastari conta que o grupo começou pequeno e atualmente ganha uma nova pessoa quase que diariamente. "Ficamos muito felizes de ver que as pessoas estão voltadas para uma atividade física, principalmente por ser sem custo. As pessoas podem vir e treinar com a gente", conta.

A corredora e membra do grupo, Zilda dos Santos, de 53 anos, conta que depois da menopausa muitas coisas começaram a lhe fazer mal, especialmente o aumento da ansiedade. Mas, depois que começou a treinar, tudo mudou. "Eles [membros do grupo] nos dão tanta força. Treinar me faz muito bem. De tanta tristeza, eu não conseguia dormir e nem fazer nada. Agora, tudo mudou, inclusive não preciso mais tomar alguns remédios", comemora.


LEIA TAMBÉM

Saiba quando o Papai Noel chega nas cidades da região de Loanda


A história não é muito diferente para Franciele Farias, de 36 anos. Ela lembra que conheceu o grupo em um dia difícil e a "energia" do treino e das amizades colaborou para o amor com o esporte. "Sempre que passava por alguém que estava correndo me perguntava "Como eles conseguem? Parecem que estão voando". Quando comecei a correr sozinha, ficava sem ar no primeiro quarteirão, mas quando comecei com o grupo, percebi que podia mais", se emociona relatando.

O segredo do grupo não é somente os treinos em si, mas a parceria e amizade entre os (as) membros (as). Luciana, Zilda e Franciele, apesar das diferentes idades, compartilham o mesmo sentimento de superação diante da corrida e gratidão para os demais participantes. O membro Junior Zordan, de 28 anos, lembra como o corpo mudou em poucos dias de corrida "sem pressão e sem cobrança".

"Eu sempre fui de fazer caminhadas, ia sozinho e ficava desmotivado. Quando comecei no grupo eu somente caminhava, uma semana depois já comecei a correr e a controlar minha respiração. Minha auto estima mudou e muito, pois corremos todos juntos, caminhamos, conversamos, brincamos, trocamos ensinamentos e isso tem sido muito gratificante pra mim", afirma o loandense.


LEIA TAMBÉM

Comerciantes de Loanda revitalizam e decoram canteiros da Avenida Brasil


Para quem se sentiu motivado (a) e já quer começar a correr, o grupo Amigos que Correm se reúne de segunda a quinta-feira, às 19h30, no Centro Social Urbano. Você também pode acompanhar a programação pelo Instagram @ami.gosquecorrem.

Fonte:

Deixe seu comentário