Portal da Cidade Loanda

Cultura

Alunos de escolas de Porto S. José recebem livretos com poema sobre o Rio Paraná

O poeta Thiago Zardo foi o responsável pela visita literária que envolveu cerca de 140 alunos de duas escolas do distrito

Publicado em 29/11/2023 às 15:53
Atualizado em

Livreto com poesia de cordel sobre o Rio Paraná foi entregue aos alunos. (Foto: Arquivo/ Thiago Zardo)

Alunos de duas escola de Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, participaram nesta terça-feira (28), de um momento de reflexão e poesia sobre a beleza e grandiosidade do Rio Paraná, que banha o município. Eles receberam o poeta Thiago Augusto Zardo, que já tem dezenas de poesias escritas, livros lançados em bienais pelo Brasil e já ganhou alguns concursos e prêmios literários. 

Zardo foi quem teve a ideia de instalar um balanço e uma caixinha de poemas no Mirante do Rio Paraná - conheça aqui a história dele. Nesta caixinha ele coloca seus poemas autoriais, inclusive um sobre a importância do Rio Paraná, que compõe um livreto e foi entregue às crianças das Escola Municipal José Marques de Macedo e Escola Estadual do Campo Padre José de Anchieta, durante esta visita literária.


O poeta explica que mora em Apucarana, mas administra uma fazendo em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, há mais de 20 anos, por isso, sempre está pela região admirando o rio.

"Eu sempre que posso e estou na fazenda vou caminhar, correr, pedalar, entre Porto São José e Porto Rico, no final da tarde e paro para ver o pôr-do-sol e aquilo foi me inspirando. Então, decidi fazer uma poesia. Não deu uma semana e já estava com a poesia pronta. Eu parava ali e pensava 'que lugar maravilhoso, que lugar espetacular!' Conheço alguns lugares do mundo, mas aquele pôr-do-sol é extraordinário, por conta do rio, especialmente. Inspirado no rio, eu escrevi um poema, chamado Rio Paraná", explica.


LEIA TAMBÉM: 
Poeta instala balanço e caixinha de poemas no mirante do Rio Paraná


Cerca de 150 livretos, com o poema em forma de cordel, escrito em forma de rima, foram entregues aos alunos e colaboradores das duas instituições. As crianças da escola municipal ainda visitaram o balanço no mirante e tiraram fotos. "Foi um momento para falar um pouco da importância do Rio Paraná e distribuir versos. Os alunos ficaram muito felizes, adoraram receber o livrinho, tirar foto no balanço. Alguns já tinham ido com os pais lá. As crianças são encantadoras", disse Zardo.


As próximas visitas literárias devem acontecer nas escolas de Porto Rico. Acompanhe o poeta Thiago Zardo pelo Instagram @poetizardo ou pelo site: thiagozardo.com.br

Baixe o livreto  





Fonte:

Deixe seu comentário